É sempre igual: começa junho e surgem as campanhas da Semana do Meio Ambiente – isso em Itajaí ou qualquer outro município. Mas, que tal tentarmos trocar um pouco do discurso por ações efetivas? Que tal, ao invés de apenas plantarmos uma árvore e sorrirmos para a foto, pensarmos em algo concreto para se fazer pelo nosso meio ambiente? Tenho minha sugestão: tirar as ciclovias do campo das promessas.

Continua depois da publicidade

O trânsito está cada vez mais caótico, mais lotado de carros e motos. Não é preciso dados estatísticos para confirmar isto. É visível. Com isso, além dos problemas na mobilidade urbana, mais carbono está sendo emitido para nossa atmosfera. Incentivar o uso de bicicletas é uma alternativa. No entanto, como dar este incentivo sem que, em contrapartida, seja oferecida a segurança necessária para que nossos ciclistas não tenham que disputar espaço com carros e caminhões nas ruas de Itajaí?

Há mais de duas semanas, numa parceria com seis sindicatos da classe trabalhadora, estou realizando a campanha +Ciclovias. Já arrecadamos mais de cinco mil assinaturas, para demonstrar ao poder público municipal que o povo quer mais atenção ao sistema cicloviário. Vivemos numa cidade plana e onde, segundo pesquisa divulgada pelo Grupo RBS, 18% das pessoas já usam bicicletas como meio de transporte. E este número pode aumentar. Basta oferecer a segurança para os nossos ciclistas.

De acordo com dados da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Codetran), em menos de quatro anos foram registrados mais de 600 acidentes envolvendo bicicletas e pelo menos sete mortes. Será lindo ter mais ciclistas nas ruas e menos carros? Com certeza. Nosso meio ambiente agradece! Entretanto, antes de darmos este grande passo de ação sustentável, precisamos garantir vidas. Mais ciclovias, por favor!

Continua depois da publicidade