Redescobrir aquilo que já é conhecido. É essa a intenção de dezenas de ciclistas que começam neste fim de semana um passeio diferente pelo Litoral Norte catarinense: a terceira edição do Velotour, no Circuito Costa Verde e Mar.

Continua depois da publicidade

Com uma bicicleta, um guia do trajeto nas mãos e espírito aventureiro – além de um bom preparo físico – até quarta-feira eles vão pedalar por 260 km de estrada, passando por paisagens famosas da região em que geralmente se vai apenas de carro.

Às 7h de sábado os participantes saem do Hotel Arco do Sol, no Centro de Camboriú, para cinco dias de cicloturismo pelas cidades de Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Camboriú, Luis Alves e Ilhota.

Organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar, o circuito é o primeiro do Brasil a reunir belezas naturais do litoral e do interior em um único roteiro. Das praias badaladas aos pontos bucólicos e desertos, da característica cultura portuguesa aos arrozais e casas de madeira, os cenários urbanos e rurais prometem conquistar as mais de 70 pessoas de todo o país já confirmadas no cicloturismo gratuito.

– O Velotour permite grande interação entre as pessoas, e proporciona o contato com a natureza e com todas as belezas que nossa região apresenta. O passeio dá toda a condição de estrutura e apoio para aquele cicloturista que nunca esteve por aqui e não tem segurança de conhecer a região sozinho – diz Henrique da Silva Wendhausenz, presidente da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC), que auxilia na organização do evento.

Continua depois da publicidade

O passeio é promovido pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, que coordena diversos projetos semelhantes – entre eles o Circuito do Vale Europeu, com partida e chegada em Timbó.

Estrutura

O trajeto na Costa Verde e Mar é todo sinalizado, com mais de 400 setas indicativas. A maior distância entre uma placa e outra é de 1,3 km, tornando o percurso autoguiável, ou seja, a planilha impressa se torna dispensável e o participante tem total liberdade para apreciar a natureza com tranquilidade. Também para garantir o máximo possível de atrativos para os ciclistas, as viagens ocorrem por estradas secundárias.

Em cada cidade, depois dos cerca de 50 km diários do roteiro, a hospedagem e o consumo em bares, lanchonetes e restaurantes são por conta dos ciclistas. Há estabelecimentos cadastrados como parceiros, que farão o registro da passagem do turista como lembrança do Velotour 2012.

– Vejo esse evento como divulgador da região. O turismo no litoral é forte, mas os municípios do interior são praticamente desconhecidos. O cicloturismo começa a mostrar para o cenário nacional cidades como Camboriú e Luis Alves – observa um dos organizadores do Velotour, Carlos Alberto Beppler.

Continua depois da publicidade

O percurso

O roteiro do Velotour 2012 começa sábado, às 7h, partindo de Camboriú para Porto Belo e Bombinhas, chegando na praia de Zimbros

– No domingo os cicloturistas vão de Bombinhas até Balneário Camboriú, passando por morros cobertos de mata e pela Interpraias

– Na segunda-feira o trajeto segue de Balneário Camboriú até Balneário Piçarras, acompanhando sempre o recortado litoral cheio de mirantes e praias

– Terça-feira a viagem segue de Piçarras a Luis Alves, onde os participantes pedalam pelo interior do município

Continua depois da publicidade

– Na quarta-feira será feita uma quilometragem maior emendando dois trechos da planilha, passando por Ilhota e terminando o Circuito no mesmo ponto do início, a cidade de Camboriú