Para quem gosta de praticar esportes e contemplar a natureza, uma opção é participar do evento de cicloturismo, no domingo em Itajaí. Do litoral ao rural… O mar quer te ver pedalar reunirá cerca de 500 ciclistas em um roteiro que começará pelas praias da cidade, passará pela Avenida Interpraias, em Balneário Camboriú, e terminará em Camboriú. Muito além de uma atividade física, o ciclismo é um estilo de vida.

Continua depois da publicidade

– Esse é o nosso 13º evento na região e tivemos a ideia de fazer no Litoral esse ano – explica a coordenadora do evento, Marinês Ronchi. A catarinense de Jaraguá do Sul está há sete anos no esporte, que pratica por hobby. Durante esses anos, Marinês já participou de vários passeios, inclusive circuitos pela Europa.

– O ciclismo traz vários benefícios para a vida, faz com que você se torne mais disposto, melhora a musculação, além do contato com a natureza – conclui.

Para quem quer começar, só é preciso bastante vontade e esforço. Pessoas de todas as idades podem pedalar desde que não tenham restrições médicas.

Continua depois da publicidade

Em Itajaí, há grupos que se reúnem para pedalar e entre as exigências para participar, estão: ter mais de 18 anos; uma boa bicicleta de marchas; tem que usar luva, capacete, farol, sinalização e uma roupa informal, adequada a atividades físicas.

Já para os jovens que desejam uma carreira no ciclismo, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer oferece aulas na categoria de base da modalidade. A escolinha atende atletas com, no mínimo, 14 anos. O coordenador do ciclismo, Magno Antônio Ciceri, explica que cada atleta tem um treinamento individualizado. O local de treino é itinerante: como o ciclismo é um esporte praticado em ambiente aberto, o clima também influencia na mudança de cenário.

O passeio marcado para domingo dura em torno de duas horas, com várias paradas no meio do percurso. As inscrições já foram encerradas, mas a população pode acompanhar a saída dos ciclistas do Mercado Público de Itajaí, às 7h30min. O grupo fará uma parada para almoço na Cascata do Encanto, em Camboriú. A distância total do percurso é de 88,5 km e exige preparo físico já que tem um grau de dificuldade moderado.

Continua depois da publicidade