Um ciclone extratropical deve trazer a Santa Catarina chuva intensa e persistente nesta semana. A grande Florianópolis, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí devem ser os mais atingidos, podendo acumular até 200 milímetros de chuva em dois dias. O alerta é da Defesa Civil, que cita também rajadas de vento de 100 km/h e mar agitado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme o órgão, a formação e atuação do ciclone extratropical acontecerá entre terça e quinta-feira (9 a 11), provocando chuva volumosa, persistente e por vezes intensa no Centro-Leste do estado. Na área laranja do mapa abaixo, os acumulados podem chegar a 200 milímetros de chuva Na região em amarelo, estima-se de 70 a 120 milímetros.
É alto o risco para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações nos municípios em laranja. Nos em amarelo o risco é moderado.

Rajadas de vento
Em todo o Centro-Leste há risco de rajadas de vento que podem atingir 80 km/h. Por isso, o risco de destelhamentos e quedas de árvores é moderado entre quarta e quinta-feira (10 e 11). Entre a noite de quarta e madrugada de quinta as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h na grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí, onde o risco de ocorrência é alto.
Continua depois da publicidade
Mar agitado
Entre quarta e sexta-feira, com o deslocamento do ciclone para o oceano, haverá risco de ressaca em todo o litoral e agitação marítima.
Orientação
A orientação da Defesa Civil é que a comunidade acompanhe os alertas emitidos pelo órgão e se cadastre para receber as mensagens no próprio celular com os avisos. Para isso basta enviar um SMS para o número 40199 escrevendo na mensagem apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) de onde mora.