O ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul deve chegar a Santa Catarina nesta quinta-feira (14) trazendo ventos intensos, agitação no mar e temporais localizados. A informação é meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsania Cruz. Segundo ela, as altas temperaturas da semana dão espaço para a chegada de uma nova frente fria associada ao ciclone. Apesar de ser o mesmo ciclone, a previsão é que ele não tenha o mesmo impacto no SC já que atinge a costa.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
No Rio Grande do Sul, o ciclone causou estragos em cidades, resultando em desaparecidos, mais de 40 mortos e muitas pessoas tiveram que ficar em abrigos. A Defesa Civil gaúcha calcula que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil. Em Santa Catarina, o evento meteorológico atinge a costa, formando no litoral uma pista de ventos, ou seja, ventos com força constantes na mesma direção, segundo informações do meteorologista Marcelo Martins.
Veja a previsão para os próximos dias em SC:
Quinta-feira (14)
Já na madrugada começam os efeitos do ciclone. Ventos fortes e persistentes, com rajadas de 50 a 80km/h, vão deixar o mar muito agitado e com risco de ressaca. A previsão é que as ondas atinjam picos de 4 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e de alturas entre 2 e 3 metros no Litoral Norte. As condições para atividades marítimas estarão desfavoráveis, principalmente para pequenas e médias embarcações. A frente fria fará com que as temperaturas caiam queda. Os termômetros podem chegar a mínimas de 2° graus no Planalto Sul. As máximas serão de 25° a 24° graus. As chuvas devem melhorar e o tempo se estabilizar no decorrer do dia. Porém, ainda na quinta-feira, a Defesa Civil alerta para ocorrências de destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de árvores, alagamentos, temporais, com chuvas pontualmente intensas, vendaval e eventual queda de granizo.
Continua depois da publicidade

Sexta-feira (15)
Os impactos da passagem do ciclone melhoram na sexta-feira (15) e o tempo começa a se estabilizar. O clima estará seco e ensolarado, com mais nuvens e nevoeiros ao amanhecer, especialmente no Norte do Estado. O mar ainda estará agitado, mantendo o alerta para atividades marítimas. O dia ainda deve amanhecer com temperaturas baixas, com possibilidade de geada nas áreas altas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No enteando, durante o dia as temperaturas estarão em elevação.
Sábado (16) e domingo (17)
Quem tem planos para o final de semana pode se tranquilizar, pois a chuva irá ceder ligar ao sol e o clima irá se estabilizar. As temperaturas ainda estarão baixas durante a manhã, com condição de geada nas áreas altas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No entanto, durante o dia de sábado a temperatura estará em elevação, voltando a fazer calor no domingo.
Confira as dicas da Defesa Civil para dias de temporais:
— Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;
— Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;
Continua depois da publicidade
— Se estiver na praia, jamais fique na água;
— Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade;
— Em caso de temporal com raios, tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Veja imagens dos estragos causados pelos temporais no Sul do Brasil
Leia também
FOTOS: Tornado com ventos de mais de 100km/h arranca telhados e árvores em SC
Ciclone com ventos de até 100 km/h deixa SC em forte alerta para temporais e granizo