Um novo ciclone deve provocar ventos de até 100 km/h e ondas de quatro metros em Santa Catarina nesta próxima quarta-feira (27). O fenômeno extratropical em formação entre o litoral gaúcho e o Sul catarinense também provoca chuva intensa nesta terça (26), quando a ventania começa a ganhar força. As primeiras rajadas terão de 70 km/h a 90 km/h ao Sul de Florianópolis, segundo a Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Também na quarta, o restante do litoral de Santa Catarina deve ter ventos com velocidade entre 60 km/h e 80 km/h. O ciclone ainda deixará o mar agitado, com risco de ressaca, ao menos até quinta (28), com picos de onda de três a quatro metros de altura em toda a faixa litorânea catarinense.
Ciclone e ventos diminuem temperaturas em SC
Nesta terça, o Sul do Estado deve seguir sob chuva e temporais localizados, com temperaturas amenas. No Planalto Sul, a mínima esperada é de 12ºC. Já do Extremo-Oeste ao Meio-Oeste, a expectativa é de sol entre nuvens, com os termômetros mais elevados, marcando entre 17ºC e 39ºC.
Parte do estado já registrou chuva intensa nos últimos dias, especialmente entre o Planalto e o Sul, com risco moderado para ocorrências associadas, como alagamentos e enxurradas. Em Urupema, na Serra, foram 38,2 milímetros de precipitação acumulada nas 12 horas anteriores às 14h de segunda (25).
Continua depois da publicidade
No mesmo dia, a Defesa Civil catarinense emitiu alertas para temporais isolados com queda de granizo em municípios do Oeste e do Norte de Santa Catarina.
Leia mais
Ciclone traz frio, temporais e granizo para SC nesta semana
Primavera com El Niño traz chuva acima da média e risco de eventos extremos em SC
Ilha do Campeche: Caribe Catarinense terá mudança no controle de acesso