O litoral de Santa Catarina registrou nos últimos cinco dias um acumulado de chuva que ultrapassa todo o esperado para o mês de junho. O previsto para os 30 dias juninos, conforme a Epagri/Ciram, era de 100 milímetros nas cidades da região. Florianópolis, por exemplo, somou sozinha 176,9 milímetros (mm) no período analisado, sendo 155 mm apenas nas últimas 48 horas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A chuva causada pela passagem de um ciclone no Estado somado a uma frente fria causou impactos em alguns dos municípios. Na Capital, aulas foram canceladas e ruas ficaram completamente alagadas nesta quinta-feira (15) — quando a chuva registrou seu maior volume.

Os dados são da Defesa Civil e representam o acumulado de chuva registrado até às 17h30 desta quinta. Palhoça e São José, cidades vizinhas de Florianópolis tiveram juntas, nos últimos cinco dias, um acumulado de 207,8mm.

Aulas canceladas e ruas alagadas: os impactos do ciclone em Florianópolis

Continua depois da publicidade

No Litoral Norte, São Francisco do Sul e Itapoá, foram os municípios com maiores precipitações de chuva em todo o Estado. No período analisado o acumulado ficou em 234,2mm e 250mm, respectivamente.

Já no Sul catarinense, onde o ciclone deve chegar com mais força na noite desta quinta e madrugada de sexta, algumas cidades já começaram a registrar estragos. Em Praia Grande, os alagamentos fizeram com que ao menos 20 famílias deixassem suas casas nesta quinta. A prefeitura emitiu um alerta, por volta das 18h, sobre a possível cheia de rios na cidade.

Frio e chuva em SC: veja a quem pedir ajuda em casos de alagamento e hipotermia

Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, apesar do grande volume de chuva nos últimos dias, o número ainda foi baixo para as condições do tempo registradas em SC.

— No domingo passou uma frente fria, mas não choveu muito. Choveu até pouco. Ela passou e ficou ancorada até esta quarta, e começou a se formar o ciclone, que vimos o impacto hoje [quinta], e que também já está indo embora — frisa.

Continua depois da publicidade

Segundo explicam os órgãos, o ciclone atinge todas as regiões do Estado. No entanto, em algumas delas, principalmente do Sul catarinense, a chuva chega mais forte e, por isso, pode registrar maiores impactos. Conforme a Defesa Civil, ao menos 12 cidades da região ultrapassaram os 100 milímetros de chuva no acumulado dos últimos cinco dias.

Veja acumulado por região, segundo a Defesa Civil

  • Grande Florianópolis: 487,9mm
  • Sul: 1.574mm
  • Norte: 1.579mm
  • Vale do Itajaí: 736,2mm
  • Oeste: 255,2mm

*Números representam o acumulado das cidades de cada região. Todas, com exceção do Oeste, possuem municípios litorâneos.

Chuva deve dar trégua em algumas regiões nesta sexta

Nesta sexta-feira (16), a chuva deve se concentrar mais no litoral Sul. As outras regiões vão sentir o sol no decorrer do dia, porém, ainda com nebulosidade.

Continua depois da publicidade

A baixa pressão, causada pelo ciclone, se afasta com a chegada da noite e já no sábado o sol aparece para todas as regiões com uma nova massa de ar frio e seco.

O que são ciclones

Leia também

Debaixo de guarda-chuva, Jorginho Mello faz alerta aos catarinenses

Última casa no endereço mais caro de Balneário Camboriú será demolida para dar lugar a prédio