A Defesa Civil de Santa Catarina alertou, neste domingo (5), que um ciclone extratropical no mar pode provocar chuva forte e temporal com raios em algumas regiões do Estado. Há chance de queda de granizo, alagamentos e deslizamentos de terra. A previsão do órgão é que o fenômeno se intensifique no período da noite e madrugada de segunda-feira (6).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A formação do ciclone estará localizada no mar, entre o litoral catarinense e gaúcho, ainda conforme o monitoramento da Defesa Civil. Por isso, as regiões que podem ser mais afetadas pela influência do fenômeno são o Litoral Sul, Grande Florianópolis e o Planalto Sul.
Para essas três regiões, a previsão é de chuva intensa, com altos volumes em pouco tempo. O risco é alto para ocorrências relacionadas, como deslizamentos, alagamentos e enxurradas. As áreas estão sob atenção das autoridades, indicadas em laranja no mapa. Veja abaixo.
Cinco apostas de SC ganham até R$ 184 mil na quina da Mega-Sena; confira
Continua depois da publicidade
Já no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, o sistema pode trazer temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado nas áreas em amarelo para alagamentos pontuais e danos por conta de ventos intensos, como destelhamentos, queda de árvores e postes.
Em caso de ocorrências, a Defesa Civil solicita que a população contate equipes por meio dos telefones 199 e 193.
Veja o mapa de alerta por conta do ciclone:

Leia também
Reforma trabalhista e falta de fiscalização: causas do aumento de trabalho análogo ao escravo em SC
VÍDEO: Vaca é resgatada de ribanceira de 15 metros de profundidade em Pomerode
Acidente de carro mata jovem de 18 anos e deixa dois feridos em Rio do Sul