A Defesa Civil emitiu um alerta para maré alta, alagamentos e ventos fortes que devem ocorrer em Joinville entre esta sexta-feira (24) e o domingo (26). De acordo com a Epagri Ciram, o vento pode ter rajadas de 60 a 80 km/h e chegar a picos de 90 km/h. O sistema é em decorrência de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, com avanço de alta pressão no Sul do país, associado a uma frente fria.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A previsão é de maré astronômica e que pode chegar a 2 metros de altura em Joinville na sexta-feira, por volta das 16h. No sábado (25) a maré pode atingir 1,4 m perto das 5 horas da madrugada. No domingo, o alerta é para a madrugada, por volta da meia-noite e meia, quando a maré pode chegar a 1,3 m.

VÍDEO: Pontes flutuantes construídas por Batalhão de SC são destruídas pela correnteza no RS

O risco é moderado na região de Joinville para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Continua depois da publicidade

Em fevereiro, Joinville sofreu com alagamentos após fortes chuvas

A recomendação é que os moradores acompanhem as atualizações emitidas pela Defesa Civil estadual. Para receber as mensagens em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.

Em caso de vento forte, os moradores devem buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas, árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Outra recomendação é ficar longe de janelas nas residências. E em situações de alagamento, evite passar nos locais com acúmulo de água.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

Leia também

Advogado do caso “AME Jonatas” pede prisão domiciliar: “Pena muito grande”

“Central de Fake News” com objetivo político é alvo de operação em SC e RN

Acusação de Rodolfo “ex-Raimundos” a igreja de Balneário Camboriú vira problema para o PL