O avanço de um ciclone extratropical pela região entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai provoca mudanças no clima em Santa Catarina. Um alerta para risco de temporais com ventos de até 65 km/h, raios e granizo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas, emitiu dois alerta. O primeiro deles, emitido na quinta-feira (30), indicando a mudança no tempo já na noite desta sexta-feira (31). As áreas próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul devem ser as primeiras a registrar as chuvas.
Contudo, as regiões com risco mais alto de ocorrências relacionadas aos temporais — deslizamentos, enxurradas etc — são o Oeste, Planaltos Norte e Sul e Alto Vale do Itajaí.
Saiba tudo sobre a previsão do tempo em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Um segundo alerta foi emitido pela Defesa Civil com destaque para o vento e a ressaca no mar. A expectativa é que com a mudança do vento para direção sul, as rajadas superem os 65km/h.
Isso deve deixar o mar agitado em todo o litoral e com risco de ressaca. Na escala de risco da Defesa Civil, o perigo é moderado em relação a ocorrências relacionadas a agitação marítima.
Veja vídeo sobre mudanças climáticas
Leia também
Início de Outono em SC segue com predomínio de sol e calor
Sexta-feira terá sol, mas nuvens carregadas trazem chuva para SC