A prefeitura de Florianópolis prevê que os serviços estejam normalizados em até 24 horas. Em três dias, a Capital registrou volume de chuva três vezes a mais do que o esperado para o mês. A declaração foi dada pelo prefeito em exercício, Roberto Karumi, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10). A Capital e outras cidades da costa catarinense têm sofrido os impactos de um ciclone que atinge o Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Até a publicação desta reportagem, 21 pessoas estavam desalojadas em função da chuva causada pelo ciclone que atinge Santa Catarina. A Capital registrou mais de 50 ocorrências em função da chuva e do vento. Alagamentos e quedas de árvores interditaram rodovias do município, como a SC-405, no Sul da Ilha, que foi liberada por volta das 17h30min desta quarta (10).
Em entrevista ao Notícias da Manhã, da CBN Floripa, o secretário de Segurança Pública da Capital, Araujo Gomes, informou que os parques e unidades de conservação estão fechados. A medida foi tomada pelo risco de queda de árvores.
Por conta da chuva, a prefeitura também cancelou o ônibus e a van intinerante de vacinação contra a Covid na Capital. Apenas centros de saúde e o Sead seguem funcionando para imunização.
Continua depois da publicidade
Escolas e creches de Florianópolis cancelaram as aulas desta quarta-feira.
Escolas afetadas
- Batista Pereira (Alto Ribeirão)
- Costa de Dentro (Costa de Dentro)
- Costa da Lagoa (Costa da Lagoa)
- João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares )
- Paulo Fontes (em Santo Antônio de Lisboa)
Creches afetadas
- Ana Spyrios Dimatos (Tapera)
- Doralice Maria Dias (Vargem do Bom Jesus)
- Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras)
- Sueli Gadotti (Ingleses)
- Clair Gruber de Souza (Canasvieiras)
- Mocotó (Morro da Queimada)
- Stella Maris (Ponta das Canas)
De acordo com a Defesa Civil, desde domingo (7), foram registrados 198,7 milímetros de chuva. Nesta manhã, pelo menos 12.245 moradores da Capital estão sem energia elétrica, até às 12h15. Os bairros mais afetados são Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Lagoa da Conceição, Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava, Sambaqui, Vargem do Bom Jesus e Vargem Grande.
> Casa é destruída após queda de árvore em Florianópolis: “Perdi tudo”
Karumi comemorou que a cidade não registrou nenhuma morte em função dos estragos, e disse que o próximo objetivo é retornar com os serviços interrompidos na quinta-feira (11).
Continua depois da publicidade
— Agora nosso objetivo é, sem dúvida nenhuma, volta a normalidade na nossa cidade — disse, projetando para esta quinta-feira (11).
Assista ao pronunciamento
Veja imagens dos estragos em Florianópolis
O que são ciclones?
Leia também
Ciclone em SC: mulher descreve momento em que parede de quarto com crianças desmorona
“Prédio do Neymar” balança com ventos do ciclone em Balneário Camboriú; vídeo
Portal dos golfinhos de Balneário Piçarras desaba durante passagem de ciclone por SC