O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina nesta quarta-feira (10) provocou estragos em Florianópolis, que já registra 13 pessoas desalojadas. A parede de um quarto chegou a desmoronar em cima de três crianças, duas mulheres e um homem. Tânia Conceição descreveu o momento em que parte de sua casa cedeu no bairro Costeira do Pirajubaé. A família teve ferimentos leves e precisou pegar seus pertences e sair da residência, que tem risco de mais desmoronamentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Ciclone em SC: confira dicas para se proteger em casos de inundação e vendaval
Em frente à casa interditada, a aposentada descreve o momento em que foi chamada porque a parede havia desabado.
— Nesse desespero todo, vieram lá em cima, me chamaram, e disseram que a parede tinha desabado — lembra.
Continua depois da publicidade
Dentro do quarto, estavam a filha, a neta, a cunhada com suas duas filhas e um amigo da família. No relato, gravado em vídeo por Leandro Lessa, da CBN Floripa, a mulher relata que a destroços da parede chegaram a atingir a filha, que colocou a mão sobre a cabeça e foi puxada pelo amigo. Ninguém se machucou gravemente.
AO VIVO: chuva causa alagamentos em Florianópolis e Defesa Civil alerta para riscos
Segundo Tânia, a Defesa Civil interditou a casa e orientou que bananeiras que ficam nos fundos do lote fossem arrancadas. As duas mulheres e três crianças foram levadas para a casa da avó, que fica ao lado.
Assista ao relato da moradora de Florianópolis
Florianópolis em alerta
A chuva que se estende há três dias em Santa Catarina tem causado grandes transtornos em Florianópolis. Na manhã desta quarta-feira (10), diversos pontos de alagamentos foram registrados, e a Defesa Civil está em alerta máximo para risco de deslizamento em todas as regiões da Capital.
Pelo menos nove pessoas estão desalojadas na Capital, segundo o que informou o órgão à CBN Floripa. Cinco delas pertencem a uma mesma família, moradoras do bairro Costeira do Pirajubaé. As outras quatro são vítimas de um deslizamento no Canto dos Araças, na Lagoa da Conceição.
Continua depois da publicidade
Defesa Civil de SC pede que as pessoas evitem sair de casa após impactos de ciclone
Com ciclone, SC tem vento de até 111 km/h e registra três vezes mais chuva do que o esperado
De acordo com o órgão, desde domingo (7), foram registrados 198,7 milímetros de chuva, o equivalente ao esperado para todo o mês de agosto. Nesta manhã, pelo menos 12.245 moradores da Capital estão sem energia elétrica, até às 12h15. Os bairros mais afetados são Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Lagoa da Conceição, Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava, Sambaqui, Vargem do Bom Jesus e Vargem Grande.
Leia também
Buraco se abre em parte do teto do Samu por causa da chuva em Joinville; veja vídeo
“Prédio do Neymar” balança com ventos do ciclone em Balneário Camboriú; vídeo
Portal dos golfinhos de Balneário Piçarras desaba durante passagem de ciclone por SC