O ciclone que atingiu Blumenau nesta terça-feira (30) causou estragos em diversos locais, entre eles a Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente (Abam), que abriga seis jovens entre 13 e 17 anos. Uma árvore caiu sobre a parede da sala e o telhado voou, gerando inundação em toda a casa. Os rapazes tiveram de sair apenas com a roupa do corpo.

Continua depois da publicidade

A diretora municipal de Proteção Especial, Maria Augusta Buttendorf, conta que no momento do vendaval os menores ficaram em uma área mais protegida, mas dentro do terreno no bairro Escola Agrícola. Os oito profissionais que estavam junto os levaram para outro abrigo quando a chuva e o vento cessaram. 

Água da chuva danificou vários cômodos da casa
Água da chuva danificou vários cômodos da casa (Foto: Maria Augusta Buttendorf, Divulgação)

Como a cobertura do imóvel foi arrancada, a água da chuva invadiu os cômodos. Fiação, móveis e objetos ficaram comprometidos. A associação possui seguro, mas os cálculos do prejuízo só serão feitos após autorização da Defesa Civil, que precisa avaliar os danos à estrutura.

Leia também: Escritor Fred Elboni é acusado de agressão por ex-namorada: “Tinha o objetivo de me jogar da janela”

Doações

Por enquanto, os meninos ficarão em outro abrigo municipal. Sem poder entrar no local, de imediato precisam de roupas e calçados. Doações podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em horário comercial (Rua Engenheiro Paul Werner, nº 726 – acesso pela rua lateral Otto Hennigs, 130 -, telefone: 3381 6603).

Continua depois da publicidade

Estragos pela cidade

A Defesa Civil atualizou na noite desta quarta-feira (1º) os números de ocorrências provocados pelo ciclone: 204, a maioria por queda de árvores. As de maior impacto foram na Abam e no lar de idosos Casa São Simeão.

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa