A formação de um ciclone extratropical trará temporais e ventos de até 60 km/h nesta quarta-feira (26), em Santa Catarina. Conforme a Epagri/Ciram, também há previsão de temperaturas acima dos 30ºC em algumas regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O alerta da presença do fenômeno foi feito pela Defesa Civil. Segundo o órgão, o ciclone deve se formar próximo a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, o que causa nebulosidade. Já durante a tarde, a combinação do ciclone com a disponibilidade de calor e umidade pode provocar temporais isolados, principalmente nas regiões que fazem divisa com o estado gaúcho e no Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Novo ciclone atinge sul do Brasil e deve provocar temporais e vento forte

Apesar disso, a Defesa Civil afirma que o risco é baixo para ocorrências relacionadas a passagem do ciclone. O órgão alerta, ainda, que há previsão de rajadas de ventos ocasionais entre 40 km/h a 60 km/h no Litoral, Oeste e Serra.

Continua depois da publicidade

Frio, granizo e ciclone na quinta-feira

Na quinta-feira (27), o frio deve voltar a Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o dia amanhece com temperaturas entre 11ºC e 13ºC na maioria das regiões. Já à tarde, no Extremo-Oeste, os termômetros devem marcar 30ºC.

Além disso, o ciclone segue influenciando no tempo em conjunto com uma frente fria. Isso fará com que o tempo amanheça nublado no Estado e, durante a tarde, ocorra temporais isolados, principalmente do Meio-Oeste aos Panaltos.

A Defesa Civil alerta que o risco é de baixo a moderado para ocorrências associadas a descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Por fim, na sexta-feira (28), a previsão é de muitas nuvens e chuva ocasional em Santa Catarina, com a temperatura mais baixa e o tempo melhorando ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Estado vai à Justiça contra decisão que pode afetar imóveis no litoral de SC

Justiça determina interdição de presídio em SC por superlotação, estrutura precária e falta de ventilação