O deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano vai deixar o mar muito agitado no litoral catarinense nesta terça-feira (26). Com os ventos fortes, há risco de ressaca e alagamentos costeiros, de acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As rajadas de vento em direção sul devem variar entre 50 a 70 km/h, deixando o mar agitado em toda a costa catarinense. As ondas devem atingir alturas entre 2,5 metros e 3 metros e picos de até 3,5 metros.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para ocorrências associadas à atividade de pesca e navegação, erosão costeira, atividades de lazer e esportes náuticos.

Temperaturas
As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 17°C no Meio Oeste e nos planaltos, e oscilam entre 16°C e 22°C nas demais regiões. À tarde, as máximas marcam entre 22°C e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 35°C no restante do Estado.
Continua depois da publicidade
Alagamentos costeiros
Conforme a Defesa Civil , a combinação da maré meteorológica (provocada pelo afastamento do ciclone) e da maré astronômica (causada pela Lua Cheia) traz condições para alagamentos costeiros em algumas cidades do litoral catarinense a partir desta terça (26) até a quarta-feira (27).
As cidades que devem ser afetadas são Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul. O risco é moderado nos pontos em amarelo para alagamentos costeiros nos dias e horários indicados na tabela.


Leia também
Verão em SC promete temperaturas escaldantes e praias lotadas
Crise climática deve trazer mais calor, chuvas e aumento do nível do mar a SC
Aumento do nível do mar pode “engolir” áreas de Florianópolis em até 80 anos, diz ONU