Garuva e Araquari, cidades do Norte catarinense, decretaram situação de emergência após os estragos causados pela passagem do ciclone extratropical que atingiu todo Estado entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em Garuva, mais de 100 famílias acionaram a Defesa Civil e sete delas ficaram desabrigadas. Segundo a prefeitura da cidade, um abrigo provisório foi montado na Escola Municipal Vicente Vieira e até que a situação seja resolvida, os moradores afetados estão sendo levados para o local.
Vídeo mostra ciclone derrubando caminhão na BR-101 em Garuva
Além disso, as aulas foram suspensas no município e o recesso escolar, que iniciaria na próxima semana, foi adiantado. Os atendimentos nas unidades de saúde também não funcionarão nesta sexta-feira (14), assim como serviços de coleta seletiva.
Continua depois da publicidade
Conforme boletim da Defesa Civil estadual, várias empresas, comércios e casas ficaram destelhadas em Garuva. Também houve ocorrências de queda de árvores e postes. Equipes Grupo de Resgate em Montanha (GRM) e da Polícia Militar auxiliam para prestar apoio ao moradores.
Pedidos de eternites e lonas devem ser feitos na Defesa Civil, através do telefone 199 ou na sede situada na Rua Carlos Borgenhausen, 551, em frente ao Ginásio de Esportes Evandro Nagel.
Araquari também está com as aulas suspensas desde a quinta-feira, já que quatro escolas ficaram destelhadas com a força do vento. Também houve quedas de árvores em vias de acesso e a prefeitura decretou situação de emergência.
Leia também
VÍDEO: Ciclone destrói vidros, telhado e tendas de centro de convenções em Joinville
Joinville suspende aulas na rede de ensino por risco de ventos fortes
Servidor público do Arquivo Histórico de Joinville é alvo em investigação sobre neonazismo