A passagem de um ciclone extratropical provocou estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24). As tempestades causaram ventos de mais de 100 km/h na Região Central, e derrubaram árvores e fios em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na cidade de São Francisco de Assis, o vento chegou a arrancar o telhado de um galpão de uma cooperativa agrícola. Já em Santa Maria, houve registro de ventos de 104 km/h por volta das 9h, que causou queda de árvores.
Parte do teto do Hospital Casa de Saúde cedeu e a UPA 24 Horas teve alagamentos. Um depósito de calcário na ERS-640 teve a cobertura destruída pelo vento em Cacequi, e em Rosário do Sul moradores ficaram sem luz.
Em Porto Alegre, as rajadas de vento por conta do ciclone chegaram a 83 km/h, e derrubaram árvores em diferentes bairros. Fios caíram na rua, o que provocou impactos no trânsito. Na orla do Guaíba, o vento forte chegou a empurrar banheiros químicos que estavam na calçada para o meio da avenida.
Continua depois da publicidade
As atividades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram suspensas devido ao ciclone a partir das 12h desta quinta.
Ainda, em Canoas, o vento chegou a 85 km/h. Na cidade de Igrejinha, houve destelhamentos de casas. Em Caxias do Sul, houve queda de árvore.
Ciclone se desloca para o mar
O ciclone deve se deslocar para o mar, segundo a Climatempo, o que pode fazer com que uma nova frente fria se forme, causar risco de granizo e de novos ventos de até 100 km/h.
— Esse é o cenário mais grave. Elevamos novamente o aviso para nível vermelho com tempestades, podendo o vento superar os 100 km/h em diversas áreas do estado — afirmou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade
A área leste do estado deve ter ventos de até 85 km/h, enquanto que as regiões de Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul terão ventos de até 70 km/h.
*Com informações do g1
Leia também
Formação de ciclone provoca “alerta vermelho” para fortes temporais em três regiões de SC
Defesa Civil alerta para temporais e vendavais em SC nesta quinta-feira; veja previsão