Um ciclone extratropical com ventos de até 100km/h associado a passagem de uma frente fria deixa Santa Catarina em alerta para temporais, segundo a Epagri/Ciram. O órgão que monitora o clima no estado informou, nesta segunda-feira (4), que há risco alto de tempestades com queda de granizo, vendaval e bastante chuva.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— A questão maior é a condição de temporais intensos nas próximas horas, com ventania e granizo. — explica a meteorologista Gilsâina Cruz.
O maior volume de chuva está previsto para o Planalto Sul e Litoral Sul, onde os acúmulos podem variar de 20 a 50 mm em média.
As tempestades trazem risco de destelhamentos, quedas de árvores e postes, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Em caso de emergência, o recomendado é ligar 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 é o número dos Bombeiros Militares ou 190 para a Polícia Militar.
Continua depois da publicidade

Ainda conforme Gilsânia, essas condições climáticas devem melhorar na terça-feira (5). O dia deve começar com mais nuvens no período da manhã, com algum chuvisco, mas ao longo do dia a instabilidade se afasta. A temperatura deve declinar com o avanço de um sistema de alta pressão, ou seja, uma massa de ar frio e seco.
Cuidados em tempestades com ventos fortes e raios
Em dias com o clima nessas condições, a Defesa Civil indica que a população permaneça longe de árvores, postes, placas e outros objetos que possam ser arremessados. Além disso, em casa a recomendação é desligar os aparelhos eletrônicos e manter-se longe das janelas. Banheiros em alvenaria são locais seguros para proteger-se de ventos fortes e raios.
Durante alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, além disso, evite transitar em pontilhões e pontes inundadas.
Ciclones em Santa Catarina
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, da Epagri/Ciram explicam que os ciclones extratropicais são os mais comuns na costa do Sul do Brasil, atingindo especialmente o Rio Grande do Sul e o Litoral de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Esses eventos são mais frequentes e também mais intensos justamente nos meses de abril a setembro. Em contrapartida, os ciclones subtropicais, menos frequentes, aparecem mais nos meses de fevereiro e março, quando as águas na costa estão mais aquecidas, e se formam principalmente no litoral Sudeste do Brasil, influenciando o Litoral Norte de SC.
Confira a previsão por região nessa segunda-feira
- Extremo-Oeste: entre 12°C e 30°C
- Oeste: entre 12°C e 29°C
- Meio-Oeste: entre 12°C e 29°C
- Planalto Sul (Serra): entre 13°C e 27°C
- Litoral Sul: entre 16°C e 32°C
- Vale do Itajaí: entre 16°C e 35°C
- Grande Florianópolis (área serrana): entre 17°C e 30°C
- Grande Florianópolis (área litorânea): entre 17°C e 333°C
- Planalto Norte: entre 14°C e 30°C
- Litoral Norte: entre 18°C e 36°C
*Fonte: Epagri/Ciram
*Sob a supervisão de Clarìssa Batìstela
Leia também
Calor escaldante e vendaval em SC nesta segunda-feira, alerta Defesa Civil
Cidades de SC podem ter rajadas de vento de 110km/h, alerta Defesa Civil