As chuvas trazidas pelo ciclone extratropical que passa por Santa Catarina causou transtornos em cidades do Alto Vale do Itajaí, como Presidente Getúlio, Ibirama e Vitor Meireles. As ocorrências pontuais envolveram quedas de barreiras, como a que interditou a BR-470 na noite de terça-feira (11), e inundações.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Rio do Sul, a maior cidade da região, monitora o nível do rio, mas não enfrentou nenhum problema até o momento. As comportas das barragens de Taió e Ituporanga foram fechadas na terça depois do Rio Itajaí-Açu atingir 4,5 metros em Rio do Sul.

Em Ibirama, uma queda de pedras e galhos de árvores bloqueou a BR-470 entre a noite de terça e madrugada desta quarta-feira (12). O trecho próximo ao trevo do município foi liberado pela Polícia Rodoviária Federal com o auxílio dos Bombeiros Voluntários.

Ciclone deixa SC em alerta em meio a estragos com chuva e microexplosão

Continua depois da publicidade

Os socorristas também atenderam um deslizamento em uma avenida do bairro Dalbérgia, em apoio à Defesa Civil. Em Vitor Meireles o rio chegou a inundar ruas em algumas localidades, impedindo a passagem, mas a situação já está estabilizada. A expectativa é que a chuva perca intensidade no Alto Vale ao longo do dia, o que deve trazer a normalidade de volta, dizem as autoridades municipais.

Presidente Getúlio

Em Presidente Getúlio os voluntários foram acionados por pelo menos três vezes por conta da chuva. Em uma delas foi para averiguar o isolamento de uma área com muro de contenção de pedras e parte de calçada, que acabaram desmoronando devido às chuvas e quase atingiram uma casa.

Por segurança, a prefeitura de Presidente Getúlio cancelou as aulas durante toda esta quarta. Cerca de dez pessoas tiveram que deixar as residências por conta de inundação. Os moradores buscaram abrigo em casas de parentes.

Witmarsum

Um motorista ficou ilhado e precisou ser resgatado pelos bombeiros no Centro de Witmarsum. O homem de 26 anos uma ponte que já estava com água e acabou arrastado pela correnteza. Ele conseguiu sair do carro e se agarrar a uma árvore até a chegada do socorro. Depois, foi liberado sem ferimentos.

Continua depois da publicidade

Previsão

Segundo a Defesa Civil do Estado, a chuva mais intensa deve se concentrar nesta quarta-feira nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. A partir do meio da tarde, a chuva ganha força novamente e ocorre acompanhada por temporais, que começam no Extremo Oeste e se estendem para as demais regiões ao longo da noite e da madrugada de quinta (13).

A formação deste sistema também irá causar ventos de intensidade moderada a forte, diz ainda o órgão. As temperaturas mínimas oscilam entre 10 e 15°C no Alto Vale do Itajaí. No Médio, de 15 a 20°C. As máximas superam 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 16 e 25°C nas demais regiões.

Leia mais

Filho queimou jornal para avisar que precisava salvar a mãe na enchente de 1983 em Blumenau