O ciclone que atingiu Santa Catarina nesta semana provocou estragos em 40% dos municípios do Estado. Segundo boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (6), 121 cidades registram prejuízos, como enchente, queda de árvore e de muros e deslizamentos – 22 decretaram situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A chuva afetou ainda 44 mil pessoas. Dessas, 7,6 mil tiveram que deixar suas casas: 7.100 estão desalojadas e foram para residências de amigos e familiares e 518 estão em abrigos.
Em Tubarão, um dique se rompeu nesta sexta-feira, provocando o transbordamento do Rio Capivari. O volume de água até então represado cobriu plantações de arroz que ficam à beira da rodovia Ivane Fretta Moreira, que liga a BR-101 à SC-370. Por ali, também há agora alagamentos nos bairros São Martinho, Vila Esperança, Parque das Palmeiras e São Bernardo.
Já na quinta-feira a cidade viveu tensão pela cheia do Rio Tubarão. Os moradores, traumatizados pela tragédia de 1974, quando uma enchente matou ao menos 199 pessoas, fizeram vigília na madrugada de quinta para monitora o nível das águas.
Continua depois da publicidade
Marlene Nunes Gonçalves, 78 anos, moradora do bairro Passagem, foi uma das atingidas pela enchente que ocorreu há 48 anos. No meio da inundação, ela foi socorrida por soldados do quartel. Sobreviveu, mas a família perdeu tudo. Não sobrou uma boneca, nem panelas da cozinha. O temor de viver aquilo mais uma vez tirou o sono Marlene por três noites.
— Se o rio subir, nós vamos todos morrer — temeu Marlene, entre lágrimas.
No Vale do Itajaí, Rio do Sul vive seu terceiro dia de enchente. No município, mais de 2,6 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos. O nível do Rio Itajaí-Açu na cidade estava em 8,5 metros nesta manhã. Isso significa um metro e meio acima da medida considerada inundação no município.
Confira os municípios em situação de emergência
- Tubarão
- Orleans
- Forquilhinha
- Urubici
- Maracajá
- Araranguá
- São Joaquim
- Lages
- Laurenno
- Alfredo Wagner
- Rio Rufino
- Taió, Anitápolis
- Monte Carlo
- Videira
- Macieira
- Rio das Antas
- Tangará
- Rio do Oeste
- Anitápolis
- Alfredo Wagner
- Lauro Muller