A passagem do ciclone extratropical, na última quinta-feira (13), causou um prejuízo de R$ 42,9 milhões na agropecuária de Garuva, no Norte de Santa Catarina. Os principais setores atingidos foram as plantações de banana, pupunha, cana-de-açúcar, hortaliças, além de instalações e máquinas agrícolas. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A estimativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) é de que 1.950 hectares de áreas foram afetadas pelas tempestades e ventania que atingiu o município. 

Cerca de 90% da produção de banana da cidade foram perdidas, com tombamentos, desfolhas severas e danos em frutos, deixando sem valor comercial. Na pupunha, 40% da produção teve danos, com quebra de estipes, que ocasionaram a perda da haste, parte comercial da planta, além dos danos em perfilhos, resultando na interrupção da colheita por um período de 4 a 8 meses.

Ciclone deixa desabrigados e coloca Garuva e Araquari em situação de emergência

Continua depois da publicidade

A cana-de-açúcar sofreu perda de 30% da produção. Em hortaliças os danos foram significativos em folhosas e condimentares, com aproximadamente 20% da produção tornando-se sem valor comercial.

O relatório ainda estima perdas em infraestrutura agrícola, com 3 galpões de madeira e 34 abrigos para hortaliças totalmente destruídos e 90 residências e galpões com destelhamento parcial. 

Ainda houve danos em pulverizador e tratores agrícolas, que estavam abrigados em barracões.

Empresário apontado como agressor de filho de Alexandre de Moraes tem negócios em SC

Vídeo mostra ciclone derrubando caminhão na BR-101 em SC

Leia também

Vídeo mostra ciclone derrubando caminhão na BR-101 em SC

Ciclone derruba árvores e interdita trechos de rodovias no Norte de SC