O ciclone extratropical que está em formação nas proximidades da costa de Santa Catarina deixa o mar agitado no litoral do Estado entre esta terça-feira (3) e a manhã da próxima sexta (6). Um alerta meteorológico emitido pela Epagri/Ciram indica ondas entre 3 e 4 metros durante este período.

Continua depois da publicidade

> Ciclone extratropical: o que é e quais os perigos

Receba notícias do DC via Telegram

O fenômeno é provocado pelo vento persistente e forte de sudeste e leste, com rajadas de 60 km/h a 90 km/h. Durante esse período, o pedido dos órgãos estaduais é para a suspensão da navegação com pequenas e médias embarcações por conta do risco de naufrágio. 

Há, ainda, a possibilidade de ressaca nas áreas costeiras.

Continua depois da publicidade

— O vento forte é que traz a agitação marítima e é esperada muita chuva para terça e quarta-feira e muito vento e mar grosso com ressaca na quarta e quinta-feira — afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. 

Segundo o meteorologista, em 24 horas a quantidade de chuva registrada em Santa Catarina já pode ter superado a quantidade esperada para todo o mês de maio. 

— Se choveu em um dia mais de 100 milimetros, considerando das 7h de ontem [segunda-feira] às 7h de hoje [terça-feira], já choveu mais do que o esperado para o mês inteiro de maio, em média. Quando a gente tem ciclones tropicais muito próximos à costa, isso favorece essa chuva muito abundante — explica o meteorologista. 

O que é o ciclone extratropical

As chuvas volumosas e intensas no Estado são causadas por um ciclone extratropical. O fenômeno é comum em Santa Catarina no inverno e em períodos de transição, caso do outono, por estar associado ao encontro de frentes frias com massas de ar tropical, de temperatura quente. Sua formação fora da zona tropical do globo terrestre já indica a razão de parte do nome.

Continua depois da publicidade

Veja como ficou o mar na Praia Mole na manhã desta terça-feira

Leia também

Whopper Costela pode gerar multa de milhões ao Burger King

Bebê se engasga 2 dias seguidos e é salvo por bombeiros em SC

Após três anos, ossadas são encontradas em área de buscas em Brumadinho