A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC), mostra claramente que chegou ao fim o ciclo de queda da taxa básica de juros, a Selic, na economia brasileira.

Continua depois da publicidade

Ao destacar os votos dos diretores, o texto explicita que os cinco membros que votaram pela queda da taxa em 0,25 ponto percentual, para 7,25% ao ano, enxergaram espaço para “um último ajuste nas condições monetárias”.

Os outros três diretores, naquele momento, já avaliaram que o cenário prospectivo para a inflação não permitia mais continuar a trajetória de queda da Selic. A decisão de baixar os juros na semana passada não foi unânime.

Na ocasião, cinco diretores votaram pela redução da taxa, enquanto outros três integrantes – Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e Sidnei Corrêa Marques – votaram pela manutenção.

O Banco Central também admitiu na ata a possibilidade de o governo fazer um superávit fiscal este ano abatendo os gastos com investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida.

Continua depois da publicidade