Os ciclistas que trafegam pela rua Dona Francisca fazem reivindicações por melhorias na infraestrutura da via, na zona Norte de Joinville. Em dois trechos, na região de Pirabeiraba e da Zona Industrial Norte, a área de acostamento é apenas de saibro. Isso dificulta o trajeto para quem precisa passar de bicicleta pelo local.

Continua depois da publicidade

O ciclista Moacir Kunhenn, 49 anos, passa todos os dias pela rua em direção ao trabalho. O trecho mais difícil é onde não existe acostamento, já que precisa redobrar a atenção com a passagem dos carros. Segundo ele, nos horários em que há o movimento, a solução é entrar na área com mato, ao lado da pista, para se proteger.

— No trecho para o meu trabalho não tem ciclofaixa e fica muito perigoso. Então, preciso prestar muito atenção, senão corro o risco de me acidentar — conta.

Para piorar a situação, os buracos e a sujeira presentes no asfalto constantemente furam os pneus da bicicleta. Tanto que Moacir já leva na mochila uma bomba para encher o pneu e uma câmara nova para trocar, em caso de qualquer incidente no caminho.

A Prefeitura diz que pretende ampliar a malha cicloviária na cidade e a região da Dona Francisca será beneficiada assim que forem feitas as adequações de infraestrutura necessárias. Porém, não há previsão de obras no momento.

Continua depois da publicidade