Motivados pelo atropelamento do jornalista Róger Bitencourt, no último domingo, cerca de 700 pessoas realizaram uma manifestação por Florianópolis pedindo mais segurança no trânsito na manhã desta quarta-feira. O trajeto escolhido foi um ponto sensível: a SC-401, rodovia que leva ao norte da Ilha e concentra mais da metade das 10 bicicletas fantasmas existentes em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Por volta das 10h, os ciclistas saíram da Beira-mar Norte e fizeram o caminho até o pedágio desativado na SC-401, onde também existe um posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Com faixas e cartazes, eles tentavam conscientizar os motoristas que passavam pelo local.

— Esperamos que comece hoje um movimento pela vida na nossa cidade — afirma o presidente da Acif, Sander DeMira, amigo de Róger.
Parte dos manifestantes partiu em uma segunda manifestação até o Centro Administrativo, no Monte Verde. Outros ficaram próximo ao posto da PMRv para uma blitz educativa. Com a ajuda dos policiais militares, os ciclistas entregavam panfletos para os motoristas e distribuem adesivos.
— Há conversas com a associação de ciclismo para fazermos operações de educação no trânsito — explica o tenente coronel da PMRv, Márcio Antunes.
Continua depois da publicidade
A Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) prometeu para o dia 10 de janeiro a instalação de mais uma bicicleta fantasma na SC-401. A estrutura, que vai homenagear o jornalista Róger Bitencourt, será a sexta colocada na via nos últimos três anos.