Ciclistas de toda a região pedalaram por três horas na manhã deste domingo, do Centro de Joinville até o distrito de Pirabeiraba, na zona Norte, para pedir mais segurança no trânsito e fazer uma homenagem ao colega de pedal Emerson Camargo, de 45 anos, que morreu no dia 24, atropelado por um motorista embriagado na Estrada Dona Francisca.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Liderados pelo movimento Pedala Joinville, eles também instalaram uma “ghost bike” – uma bicicleta pintada de branco – perto do local onde Emerson foi atingido.

– A gente quer mais segurança para os ciclistas, mas não só para eles. Todos que estão no trânsito precisam ter mais consciência – disse a viúva de Camargo, Edna da Costa.

Os familiares do ciclista participaram de toda a manifestação vestidos com uma camiseta estampada com a foto dele e um pedido de segurança para ciclistas.

Continua depois da publicidade

Emerson participava ativamente do grupo Garuva Bike Clube, mas estava sozinho na manhã do domingo do acidente.

Ele foi atingido logo nos primeros quilômetros depois de sair da BR-101 em direção à serra. No local ainda há as marcas do acidente no muro e nas árvores atingidas pelo veículo.

O motorista, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) que atendeu o acidente, foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou que ele havia ingerido bebida alcoólica. Ele foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, mas liberado no mesmo dia.

Ontem, a viúva de Camargo disse que não está acompanhando e nem vai acompanhar o inquérito da Delegacia de Trânsito de Joinville. Para ela, o importante é que a morte não fique impune e que outras famílias não tenham que passar o mesmo que a família dela está passando. Emocionados, os pais de Emerson também foram até o local.

Continua depois da publicidade

– Muitos ciclistas pedalam aqui. É um lugar maravilhoso. Mas a gente nunca pode imaginar que um maluco pode estar colocando todo mundo em risco – disse Roberto Andrich, um dos líderes do movimento Pedala Joinville.

Depois de atravessar a zona Norte, o grupo com centenas de ciclistas parou em frente ao local do acidente e instalou a ghost bike para lembrar o ciclista morto e alertar os motoristas que passam pela estrada.