Durante toda a manhã deste sábado ciclistas de Blumenau se reuniram em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, para um piquenique de homenagem e sensibilização. O grupo que esteve no Centro lembrou os seis ciclistas que morreram no trânsito da cidade em 2014 e fez ações para conscientizar a população sobre a importância do respeito para garantir a segurança no trânsito.
Continua depois da publicidade
:: Morre ciclista atropelado em Blumenau
:: Menino de nove anos morre após ser atropelado por ônibus em Blumenau
:: Três vítimas de acidentes de trânsito morrem nesta quarta-feira
Na mobilização, organizada pela Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias), foi colocada uma bicicleta branca para lembrar as vidas perdidas. Os participantes também usaram uma vaga destinada aos carros para mostrar quantas bicicletas cabem no mesmo espaço e houve distribuição do Código Brasileiro de Trânsito.
Continua depois da publicidade
Márcia Pontes, que é educadora de trânsito e coordenadora estadual do Maio Amarelo em Blumenau, destaca que a cultura atual é voltada para a valorização do automóvel. A proposta do evento é mostrar que a bicicleta é um meio de transporte mais limpo e barato e que precisa de incentivo.
Para Márcia, o principais problemas de Blumenau para os ciclistas são falta de segurança, de respeito e de lugar apropriado para trafegar.
– Temos apenas 50 quilômetros de de ciclofaixa, em uma cidade em que muitos usam a bicicleta não apenas para lazer, mas para trabalho, levar as crianças na escola – observa.
Os homenageados
Soli Pereira Moreira, 46 anos, morto em março
Renato Cauã Filipps, nove anos – morto em maio
Francisco de Souza, 69 anos – morto em julho
Dinacir Alves dos Santos, 58 anos – morta em setembro
Elfi Pagelkopf, 59 anos – morta em setembro
Evanir Meneghelli Assiink, 47 anos – morta em novembro