Dois amigos comemoram um feito e tanto. Eles percorreram os 1.864 quilômetros que separam Buenos Aires, na Argentina, e Balneário Camboriú. De bicicleta. Eles completaram o trajeto depois de quase 90 horas pedalando um bicicleta speed. Fernando Baumann, 46 anos, e Luiz Matos, 56, chegaram na cidade onde moram por volta das 17h de domingo, oito dias depois da largada, na Avenida 9 de Julho, na Capital portenha.

Continua depois da publicidade

A rota utilizada pelos ciclistas utilizou as rodovias RN 9 e RN 14, na Argentina, e passou a fronteira em Passo de Los Libres, cidade vizinha a Uruguaiana (RS). No Brasil foram utilizadas as BR-290 e BR-101. Do total da viagem, 40% foram percorridos pelo interior da Argentina.

A maior dificuldade enfrentada pelos ciclistas foi a falta de acostamento, principalmente nas estradas federais brasileiras. Em alguns trechos, Fernando e Luiz eram obrigados a pedalar na pista de rolamento, dividindo espaço com carros e caminhões. Segundo Fernando Baumann, realizar um desafio desta natureza exige muito mais do lado psicológico do que do próprio condicionamento físico. Baumann realizou desafios semelhantes, com saídas do Rio de Janeiro e São Paulo, sempre com destino a Balneário Camboriú.

Quando viajou para a Argentina, Luiz Matos tinha se proposto a pedalar alguns trechos já que nunca havia realizado um desafio deste porte. A boa condição física e a força de vontade, no entanto, fizeram com que o Matos pedalasse toda a viagem ao lado do parceiro de bike. Fernando entende que a maior recompensa em realizar um desafio pessoal desta natureza é poder voltar para a casa.

Continua depois da publicidade