As mídias de 31 locais de votação em Florianópolis estão sendo transportadas por 36 ciclistas. Os voluntários levam os pen-drives que armazenam os votos da 12ª Zona Eleitoral até o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), órgão que encabeça o projeto-piloto GT-Bike. A estimativa é de que a bicicleta auxilie na apuração de 26% dos votos do segundo turno das eleições municipais 2016 na Capital catarinense.

Continua depois da publicidade

Conforme o coordenador da iniciativa, Gonsalo Agostini Ribeiro, os ciclistas farão o trajeto entre as urnas localizadas, principalmente, nos bairros Centro, Agronômica, Trindade, Pantanal e Córrego Grande.

— [Eles] vão trazer todo esse material para cá. E aqui a gente vai fazer a recepção para poder integrar à totalização da Capital. Nossa ideia foi baseada numa necessidade que nós tínhamos de agilizar o processo para a totalização do segundo turno — explica.

Projeto GT-Bike reúne ciclistas para recolher votos em Florianópolis

— Vamos transportar as mídias das urnas de bicicleta, incentivando a mobilidade urbana através de um outro meio de transporte mais ecológico.

Continua depois da publicidade

— A gente trouxe uma parcela que é muito engajada da sociedade, que são os ciclistas, que têm um anseio muito grande de contribuir com a mobilidade — contextualiza Ribeiro.