Construir calçadas nas principais vias, pensar na opção do transporte ferroviário e hidroviário e ampliar ciclovias, mas principalmente repensar a cidade. Melhorias no transporte público e na acessibilidade para deficientes físicos, além da descentralização da cidade, são algumas das principais preocupações da população.
Continua depois da publicidade
Divididos em grupos e empenhados em sugerir mudanças como essas na cidade para transformar o comportamento da população, moradores se reuniram entre terça e ontem em sete audiências públicas para abordar a mobilidade urbana. Orientados pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), eles apontaram itens que consideram importantes constar no Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau.
Em todas as audiências os grupos debateram sobre sete eixos: Locomoção de Pedestre e Acessibilidade; Locomoção de Pedestres e Plano Cicloviários; Transporte Coletivo; Veículos Automotores; Mobilidade Regional e Outros Modos de Transporte; Segurança Viária; e Uso e Ocupação do Solo.
Segundo o prefeito Napoleão Bernardes, que esteve presente na primeira audiência, no Centro, a intenção dos novos encontros que dão continuidade ao que foi feito no primeiro semestre do ano é coletar junto à população informações que serão adicionadas ao documento.
Um dos principais apontamentos do público que se reuniu na área central de Blumenau foi a humanização da cidade:
Continua depois da publicidade
– É importante pensar em uma cidade mais humana. Dificultar a circulação de carros no Centro, por exemplo, pode ser uma forma de estimular o uso de outros meios de transporte, como bicicletas, e até mesmo a caminhabilidade – ressaltou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb Carla Back durante apresentação da proposta de seu grupo de discussão.
Outro ponto bastante citado entre os participantes e sugerido pelo presidente da ABC Ciclovias, Giovani Seibel, foi a valorização do ciclista. Segundo ele, é importante que o Plano de Mobilidade preveja bicicletários seguros, manutenção constante nas ciclovias e a diminuição da velocidade de veículos automotores para garantir a segurança dos ciclistas.
Prioridades dos moradores serão incluídas no plano
Todas as sugestões feitas nos encontros sobre mobilidade urbana serão reunidas pela equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Blumenau e sistematizadas dentro do plano, que terá constante atualização. Segundo o titular da Seplan, Juliano Gonçalves, a leitura comunitária das propostas da população também contará com a participação dos moradores de Blumenau:
– Vamos aproveitar todas as sugestões, sim. Depois com a ajuda da comunidade, em audiência pública, serão discutidas as prioridades e os principais anseios da cidade – ressalta o secretário ao dizer que o documento também fará parte do novo Plano Diretor de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Em setembro, as discussões sobre mobilidade urbana seguem com três audiências, desta vez por eixo temático. No dia 12 será discutido sobre acessibilidade na Abludef; dia 18 sobre transporte aéreo junto com a última audiência por região administrativa, no bairro Itoupava Central; e dia 26 o tema Transporte Coletivo e Transporte sobre Trilhos será a pauta da última audiência temática na Furb.
As reivindicações surgidas na audiência do Centro
Confira os principais apontamentos do encontro de terça-feira sobre o Plano de Mobilidade Urbana:
Ciclovias: valorização do ciclista com melhorias nas ruas, bicicletários e mais segurança, com vias mais lentas.
Transporte coletivo: Melhorias nos veículos, como a acessibilidade para deficientes físicos em todos os ônibus e a melhor integração entre linhas e terminais.
Transportes hidroviários e ferroviários: implementação de outros meios de transporte para descongestionar o trânsito viário.
Continua depois da publicidade
Acessibilidade: melhorias em calçadas e sinalização adequada e sonora para deficientes.
Audiências por tema
12 de setembro
14h: Acessibilidade
Associação Blumenauense dos Deficientes Físicos, na Rua Bertha Odebrecht, 63
18 de setembro
19h: Transporte aéreo
Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner, 1.255
26 de setembro
9h: Transporte coletivo / transporte sobre trilhos
Furb Campus II – auditório do bloco D 010, na Rua São Paulo, 3.250