Na prova de abertura do ciclismo, o atleta Rodrigo Nascimento levou o título do contra-relógio individual e conquistou a primeira medalha de ouro dos Jogos Abertos de Santa Catarina, nesta sexta-feira, dia 13, em Chapecó. O atleta, que representa Florianópolis na competição, fechou o percurso de 30 quilômetros com o tempo de 42min04s26.

Continua depois da publicidade

Rodrigo disse que não esperava vencer já que a prova era disputada por grandes nomes do ciclismo catarinense:

– Foi uma conquista emocionante, pois além dos adversários, o terreno (com muita subida) não me favorecia. Não esperava ganhar, mas, venci – declarou o campeão.

O ciclista ainda afirmou que estava bastante nervoso durante a prova e que adotou a estratégia de não acelerar nos primeiros 10 quilômetros para não se desgastar no final:

– Se saísse muito forte talvez não tivesse forças para terminar – concluiu.

Continua depois da publicidade

Na segunda colocação, 23 segundos mais lento, ficou Marcelo Moser, de Blumenau, com o tempo de 42min27s86 e em terceiro, Daniel Rogelin, de Concórdia, com 42min40s24. O título de Rodrigo ajudou Florianópolis a largar na frente na classificação geral do ciclismo, com 16 pontos. E mais: superou as marcas de 10º lugar do ciclista em 2006, e o sétimo em 2007.

Blumenau terminou o primeiro dia do ciclismo em segundo lugar com 10 pontos e Concórdia, em terceiro, com oito. A modalidade é composta de cinco provas e o somatório de pontos de todas elas é que define o troféu de campeão geral.

Confira a programação do ciclismo:

Sábado (14/11)

15h: quilômetro contra-relógio

Domingo (15/11)

9h: cross country

Segunda (16/11)

Down hill

Terça-feira (17/11)

Prova de resistência