Ex-campeão da Volta da França, o ciclista italiano Marco Pantani morreu aos 34 anos nesse sábado. A agência de notícias italiana Ansa informou que o corpo foi encontrado num quarto de hotel em Rimini. A causa da morte é desconhecida, embora os relatórios policiais afirmem que não houve violência. Ele foi o primeiro italiano a vencer a Volta da França desde Felice Gimonfo em 1965.
Continua depois da publicidade
Pantani, também um bom alpinista, apelidado de “O Pirata” e que regularmente usava bandanas coloridas sobre sua cabeça raspada, venceu a Volta da Itália em 1998 e a Volta da França no mesmo ano. Ele foi o alvo de um escândalo em 1999 quando foi desclassificado da Volta da Itália. Durante a prova ele foi pego em um teste hematócrito – um indicador, ainda que não uma prova, do uso de drogas para aumento de desempenho. Ele também foi banido em 2002, por usar insulina na Volta da Itália do ano anterior.
Ele competiu na Volta da Itália em 2003, terminando num decepcionante 14 lugar, e depois se submeteu a um tratamento em um clínica de reabilitação de dependência de drogas e depressão. Sua equipe Mercatore Uno não foi convidada para participar da centenária Volta da França no ano passado.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade