Concentração, equilíbrio, coordenação, um pouco de sorte e nada de medo. É aliando esses fatores ao espírito aventureiro que o ciclista Nataniel Giacomozzi e outros competidores vão enfrentar os 417 degraus do Monte Serrat na tradicional prova Descida das Escadas de Santos, no Litoral paulista. A competição será disputada neste final de semana e terá transmissão ao vivo, para todo o país, pela RBS TV e pelo canal por assinatura SporTV.
Continua depois da publicidade
Aos 27 anos, Nata, como é conhecido, é figurinha carimbada na prova. Carrega na bagagem um vice-campeonato na categoria Elite, de 2007. Mais do que o desempenho, o que chama a atenção é a forma como ele se prepara para o desafio. Natural de Ibirama, Nataniel é um dos adeptos do Downhill, modalidade do ciclismo geralmente disputada em trilhas com lama, árvores e outros obstáculos. Locais com estas características pelo Alto Vale não faltam. Com as escadarias, porém, a história é outra.
Sem muitas opções, Nataniel divide a preparação para a prova entre dois pontos da cidade: as escadarias do Fórum e as da Igreja Martin Luther. Na igreja, conta com uma “plateia”, no mínimo, curiosa: parte da escada passa dentro do cemitério.
– Não ligo para o cemitério. Só penso na escada, onde tenho que pedalar, como saltar e em que lugar preciso frear – afirmou.
Continua depois da publicidade
Os treinos são duros e exigem dedicação. Desde novembro do ano passado, o atleta treina diariamente entre seis e sete horas. Divide as sessões entre a preparação física e o aprimoramento da técnica nos degraus.
Veja a matéria na íntegra no Santa desta terça-feira.