O ciclista Henrique Avancini, 23 anos, garantiu a medalha de ouro para Criciúma na prova de cross country no primeiro dia de disputas na 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Caçador.

Continua depois da publicidade

Avancini superou o favorito da prova, o hexacampeão Ricardo Pscheidt, de Joinville, que ficou em terceiro, atrás do companheiro de equipe, Gilberto Goes. Foi a primeira vez que Avancini competiu no Jasc com esperança de brigar pelo primeiro lugar. E deu certo:

– Joinville é muito forte, um dos atletas deles já foi campeão seis vezes. Eu sabia que precisava administrar bem a prova – analisou.

Avancini compete por Criciúma desde 2007, quando disputou os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Em 2008, 2010 e 2011, ele também competiu por Criciúma nos Jasc. Entretanto, sem subir ao pódio.

Continua depois da publicidade

– O Jasc acontece em final de temporada, então é difícil chegar em forma. Desta vez consegui me preparar bem para a disputa – salientou.

O técnico da equipe, Gustavo Freitas, o Maninho, ficou satisfeito com o resultado:

– Desde 2005 não conseguíamos o primeiro lugar. Ainda temos mais quatro provas e amanhã (quarta-feira) devemos conseguir medalha – garantiu.

Criciúma ainda participa das provas de BMX, Contra Relógio, Downhill e Resistência.

– As nossas chances de medalhas estão no BMX e no Downhill. O Avancini é um atleta olímpico, chegou há uma semana do Chile e merecia esse resultado. Agora vamos lutar para ficar com um troféu – acrescentou Maninho.

Continua depois da publicidade