Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, conquistou pela primeira vez uma medalha de ouro em Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O dono deste feito é o ciclista Gilberto Veiga de Góes, vencedor da prova de estrada neste domingo, após 140 quilômetros de pedaladas pela Serra Catarinense. A 57ª edição dos Jasc é sediada em Lages.
Continua depois da publicidade
— É uma honra representar o município e fazer história. A equipe trabalhou para me preservar e a estratégia deu certo — comemorou o representante de Santo Amaro da Imperatriz.
Os ciclistas largaram em frente ao shopping de Lages e passaram por Rio Rufino, Urupema e Painel antes de voltar à cidade sede dos 57º Jogos Abertos de SC. Nos primeiros quilômetros da prova, o joinvilense Alessandro Guimarães arriscou uma fuga — quando um ciclista dispara na frente —, deixando os demais 81 ciclistas para trás. Ele liderou metade da prova e chegou a abrir quatro minutos de vantagem do pelotão.
No alto da montanha, em Urupema, oito ciclistas assumiram a liderança, entre eles Gilberto Góes, especialista em subidas. O grupo andou praticamente junto até os quilômetros finais, quando três competidores disputaram o título no sprint (esforço final na reta de chegada).
Continua depois da publicidade
Com mais fôlego, Góes pedalou para a vitória. O ciclista de Santo Amaro da Imperatriz fez o tempo de 3h41min26, recebendo a bandeirada em primeiro. Apenas dois segundos separaram o campeão do segundo colocado, Gabriel da Silva, de Chapecó, e do terceiro, Matias Medici, de Florianópolis.
*com informações da Fesporte