Um dos maiores complexos culturais de Florianópolis, o Centro Integrado de Cultura (CIC) corre o risco de ser fechado devido ao não cumprimento das exigências do Corpo de Bombeiros com relação a itens básicos para garantir a segurança do público que frequenta o local. Segundo o promotor de justiça Daniel Paladino, o relatório do Corpo de Bombeiros será encaminhado à justiça nesta terça.
Continua depois da publicidade
– O Estado de Santa Catarina não cumpriu um acordo judicial feito no dia primeiro de agosto de 2011 no qual ficava estabelecido que todo o complexo do CIC deveria ter o atestado de habite-se e a liberação do corpo de bombeiros. Isso não foi cumprido dentro de prazo dado, de 10 meses. Nós recebemos semana passada um relatório do Corpo de Bombeiros que mostra que o complexo tem inúmeras irregularidades no que diz respeito à segurança, é um relatório bem grande. Os problemas vão desde a falta de extintores de incêndio e de detector de fumaça à falta de hidrantes e de saídas de emergência, são muitas irregularidades. Deveria ter sido feita a revitalização do teatro e do cinema, o que não aconteceu.
De acordo com o promotor, o relatório com essas informações está sendo encaminhado para a Vara da Fazenda Pública.
– Vai ficar à critério do juiz fechar ou não o CIC, mas acreditamos que será fechado, porque o complexo oferece risco à segurança das pessoas no local se houver um incêndio, por exemplo. No máximo até semana que vem acreditamos que o juiz já deve ter uma decisão sobre isso.
Continua depois da publicidade
A assessoria de imprensa do CIC não tinha conhecimento do assunto até o momento da publicação desta nota e vai reunir informações sobre a questão.
Reforma
O complexo do CIC permaneceu fechado entre maio de 2009 e setembro de 2011 para reformas que custaram mais de R$ 17 milhões (leia mais aqui).