A Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil leva a arte da dança, pela primeira vez, para a cidade de Schaffhausen, na Suíça. O espetáculo Gala Bolshoi será apresentado no teatro Stadttheater, no dia 30 de outubro, às 19h30, e no dia 2 de novembro, às 17h30.
Continua depois da publicidade
A apresentação Gala Bolshoi é formada por coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição, como dança contemporânea e trechos de renomados balés de repertório que proporcionam ao público diferentes tipos de emoção e uma mistura de ritmos contagiantes.
As coreografias da Gala – com duração de 20 minutos cada uma delas – destacam o principal talento de cada bailarino, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela instituição.
Na parte contemporânea, serão apresentados dois trabalhos que desafiam a formação clássica dos bailarinos ao se desvencilharem das características do balé, dando mais fluidez aos movimentos.
Continua depois da publicidade
O primeiro é Jurei Pro Amor um Dia Te Encontrar, de Jomar Mesquita, que retrata as mudanças inesperadas que acontecem em nossas vidas – com músicas de conceituados compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes.
O segundo é Ariana, de Cassi Abranches. A coreografia é inspirada no poema de Vinícius de Moraes Ariana, a Mulher. Uma narrativa distinta, marcada pela procura da etérea mulher Ariana, que está em todos os lugares e é representada por todas as coisas que norteiam e surgem ao narrador ao longo de sua história.
Embalada por canções de conceituados compositores brasileiros, como o musicista clássico Marlos Nobre, o pianista André Mehmari e os percussionistas Naná Vasconcelos e Marcos Suzano, Ariana se torna um trabalho genuinamente brasileiro e inspirador.
Continua depois da publicidade
Joinville e Schaffhausen são cidades irmãs desde 2007. O conceito de cidades-irmãs é simples: são cidades que compartilham características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Por causa do “parentesco”, as cidades cooperam entre si, num esquema amigável.
Joinville pode contar com Zhengzhou, na China; Chesapeake, nos EUA; Spi?ska Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; Joinville-le-Pont, na França; e Schaffhausen, na Suíça. Os assuntos discutidos são em torno de educação, cultura, meio ambiente, saúde, entre outros.