Apesar de ter se comprometido a melhorar a infraestrutura de 12 praias com base em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) em 28 de janeiro de 2015, a Prefeitura de Florianópolis vai adiar a instalação de chuveiros nas orlas.
Continua depois da publicidade
Além da colocação das duchas, o documento assinado pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino também previa banheiros e adequação do acesso às praias para pessoas com deficiência no prazo de 10 meses. Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ingleses, Brava, Ponta das Canas, Joaquina, Mole, Barra da Lagoa, Campeche, Armação e Pântano do Sul devem receber os equipamentos somente em 2016 devido à análise da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que apontou consumo excessivo de água.
“A Companhia está focada em garantir um abastecimento tranquilo na temporada e, para tanto, desenvolveu um total de 64 ações ou obras justamente para que moradores e turistas tenham água potável nas residências e nos estabelecimentos comerciais. (…) No momento em que lança uma campanha pedindo a colaboração dos catarinenses no uso racional, a Companhia considera um contrassenso estimular o consumo de água potável que não seja considerado responsável e imprescindível”, justificou a Casan em nota.
Segundo a secretária de Turismo, Zena Becker, quando a Companhia deu autorização para licitar os chuveiros, eram esperados 20% menos turistas nesta temporada de verão. Mas a alta do dólar aumentou essa projeção, principalmente de visitantes da América Central e Latina. Ela justifica a decisão:
Continua depois da publicidade
– O ideal seria com chuveiro, né? E iríamos abrir a licitação na semana que vem. Mas achamos melhor concordar com a Casan e garantir abastecimento pleno de água aos moradores, comércio e restaurantes. Acho que é melhor planejar. No ano que vem, com o aumento das adutoras no Norte da Ilha, será possível instalar os chuveiros – garante a líder da pasta.
Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis
Projeto apresentado pela Prefeitura. Foto: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis
Acessibilidade e banheiros mantidos
Conforme a secretária Zena Becker, a construção de banheiros e a acessibilidade nas 12 praias estão mantidas. Nas praias que já possuem a infraestrutura descrita no acordo, deverá haver manutenção regular dos equipamentos. Em caso de descumprimento, a multa prevista para a Prefeitura de Florianópolis é de R$ 5 mil por dia.
– Vamos argumentar com o MP em relação aos chuveiros, mas terá acessibilidade e banheiros. Vamos instalar em 1º de dezembro – promete, dizendo que haverá tempo hábil, tendo em vista que em alguns locais só foram necessários reparos.
Continua depois da publicidade