A previsão do tempo se confirmou e a chuva voltou a causar prejuízos em algumas cidades do Vale do Itajaí neste domingo (9). Um dos municípios mais afetados foi Brusque, onde a Defesa Civil atendeu 58 ocorrências. Ilhota e Blumenau tiveram pequenos deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Em Rodeio, no Alto Vale do Itajaí, uma árvore caiu sobre a BR-470 no começo da tarde desse domingo. Os bombeiros voluntários da região foram até o local, no bairro Rio Morto, e retiraram a vegetação do caminho. O trânsito ficou lento até a conclusão do trabalho.

Alagamentos em Brusque

Cerca de 20 casas ficaram alagadas em Brusque neste domingo. No bairro Nova Brasília, duas residências precisaram ser interditadas. No bairro Limeira Baixa, dois carros foram arrastados pela correnteza e um micro-ônibus caiu em uma vala. Ninguém ficou ferido em nenhuma das ocorrências.

Por causa de deslizamentos registrados no bairro Cedrinho, as aulas foram canceladas nesta segunda-feira na escola Padre Vendelino Wiemes. Os técnicos da Defesa Civil passaram pelo local nesta manhã e decidiram manter parte do parque da instituição de ensino interditado. As aulas serão retomadas nesta terça-feira.

Blumenau

A Defesa Civil blumenauense destacou três ocorrências atendidas neste domingo. Na primeira, um deslizamento causou a queda de um muro na Rua Francisco Benigno, no bairro Progresso. Os profissionais foram até o local por volta das 10h e orientaram os moradores, que terão de refazer a estrutura.

Continua depois da publicidade

Um pouco mais tarde, às 18h, a Defesa Civil foi acionada em dois locais por queda de árvores. Uma caiu sobre um imóvel da Rua Francisco Vahldieck, no bairro Fortaleza. A outra tombou próximo a uma casa da Rua José Bornhofen, no bairro Passo Manso, que corria risco de cair sobre o imóvel.

Os bombeiros ficaram responsáveis por cortar as árvores nesta segunda-feira.

Deslizamentos na Jorge Lacerda

Um novo deslizamento ocorreu nesta segunda-feira (10) às margens da Rodovia Jorge Lacerda (SC-412), em Ilhota. Na quinta-feira (6), uma área do km 14,5 foi isolada depois do barranco ceder na saída de Ilhota em direção a Blumenau.

O deslizamento ocorreu a menos de dois metros do acostamento. O fluxo de veículos segue normalmente, mas a região vem sendo monitorada pela Defesa Civil. O novo movimento de terra ocorreu no km 10 e não oferece perigo aos motoristas.