As chuvas no Sul do país provocaram morte e transtornos em mais de 30 cidades de Santa Catarina. Depois de atingir o Rio Grande do Sul, com cenário caótico com enchentes e mais de 50 mortos, o sistema de chuva favoreceu a ocorrência de temporais em SC, começando entre a tarde e a noite da última segunda-feira nas regiões do Litoral Sul e partes do Planalto Sul. No Grande Oeste, a chuva ficou mais intensa a partir de quinta (2), chegando acompanhada de raios, vento e granizo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em balanço divulgado neste sábado (4), a Defesa Civil de Santa Catarina destacou os volumes de chuva registrados no Estado.Entre quarta (1°) e sábado (5), os acumulados entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul variaram de 100 a 200 milímetros, com pontuais que se aproximaram dos 250 milímetros.
Mortos, desaparecidos e aeroporto fechado: veja situação das enchentes no RS
Maiores volumes registrados nos últimos quatro dias

Estragos em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Por conta das fortes chuvas, Santa Catarina teve diversas ocorrências relacionadas ao mau tempo, principalmente nas regiões mais próximas ao o Rio Grande do Sul. Foram atendidos casos de alagamentos, inundações e enxurradas, além de fortes ventos e até um tornado, que atingiu o município de Passos Maia.
VÍDEO: Tornado derruba e arranca árvores em cidade do Oeste de SC
Segundo a Defesa Civil, até esté sábado (4) um total de 33 cidades relataram ocorrências com a chuva. Quatro delas decretaram situação de emergência. As regiões Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas.
“Em termos de danos humanos, foi registrado um óbito no município de Ipira, após ter o carro arrastado por uma enxurrada”, informou a Defesa Civil em nota.
Além disso, foram registrados 193 desalojados e 46 desabrigados. Entre os municípios mais impactados estão Praia Grande, com 60 desalojados; São Carlos, com 40 desabrigados; e Capinzal, com 19 desalojados.
Continua depois da publicidade
Em Caçador, uma rajada de vento causou a queda de pinheiros, que atingiram um veículo, deixando uma pessoa ferida.
Ainda conforme o órgão, entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste, uma forte tempestade gerou um tornado na tarde da última segunda-feira (29), o que destruiu um bosque de eucaliptos. Outras cidades, como Orleans e Içara, bem como a rodovia que liga Piratuba a Ipira, tiveram deslizamentos e erosões.
Nível dos rios
Conforme o monitoramento da Defesa Civil, as chuvas provocaram elevação no nível de rios em diversas bacias hidrográficas de Santa Catarina. Na região do Litoral Sul, o Rio Mampituba atingiu nível de emergência nos municípios de Praia Grande e São João do Sul. Já, na bacia do Rio Araranguá, rios menores causaram enxurradas.
“As chuvas ocorridas em toda a bacia hidrográfica do rio Uruguai, provocaram inundações na divisa com o Rio Grande do Sul, atingindo níveis de emergência nos municípios de Itapiranga, Águas de Chapecó, São Carlos e Palmitos. Com a diminuição das chuvas, o Rio Uruguai entrou em recessão durante a sexta-feira (3), mantendo essa tendência ao longo deste sábado (4). Também foram registradas enxurradas no Grande Oeste, como em Concórdia, na bacia do Rio Jacutinga, e Ponte Serrada, Capinzal, Ipira e Piratuba, na região da foz do Rio do Peixe”, informou em nota a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Imagens impressionantes mostram alagamentos em cidade do Sul
Inmet emite alerta de perigo para região Sul do Brasil; veja previsão para o RS e SC
Gaúchos que moram em SC narram angústia com chuvas intensas e alagamentos no RS: “Caos”
Rio Uruguai transborda e travessia por balsa entre SC e RS é interrompida