O número de vítimas no Rio Grande do Sul subiu para 24 devido aos temporais que atingem o Estado desde segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, enquanto o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar (BM) registram mais 11 óbitos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Vinte e uma pessoas estão desaparecidas. Há 147 cidades que registraram inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas que mais sofrem são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

Ao menos 67,8 mil pessoas foram atingidas pelo temporal, segundo o boletim. Já são 14,5 mil moradores fora de casa, 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

Sobrevoo de Lula cancelado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). Lula desembarcou na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40min, junto da comitiva do governo federal.

Continua depois da publicidade

O sobrevoo foi cancelado devido às condições do clima das áreas atingidas. Lula segue reunido com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais.

Maior desastre do RS

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o temporal “será o maior desastre do estado”. O governador comparou a situação com as tragédias de 2023, que deixou dezenas de vítimas, além de admitir a dificuldade de resgatar todos os afetados.

— Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O Estado tem tido dificuldades para acessar as localidades — disse Leite.

Na quarta-feira, o Rio Grande do Sul publicou a decisão extra do Diário Oficial do Estado, onde declarou estado de calamidade pública devido aos “eventos climáticos de chuvas intensas”.

Continua depois da publicidade

Leia mais

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

Chuva deixa SC em “alerta vermelho” para inundações na divisa com o RS

Bombeiros de SC resgatam pessoas ilhadas pela chuva no RS; veja fotos