As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo (28) já causaram 10 mortes e deixaram 3,4 mil pessoas desalojadas. As informações foram atualizadas no fim da tarde desta quarta-feira (1º) pelo governo estadual.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Estamos tendo muita dificuldade em realizar os resgates. São 10 mortes, vidas perdidas confirmadas. Infelizmente, esse número tende a aumentar muito. (…) Os números são ainda muito preliminares, porque a crise está em curso no Estado. Ainda chove muito nas regiões mais críticas e ainda vai chover muito — disse o governador Eduardo Leite, em coletiva de imprensa.
As regiões mais atingidas são a Metropolitana de Porto Alegre, dos Vales, Central, Serra e Sul. No total, 114 municípios contabilizam estragos como inundações, alagamentos, quedas de pontes e danos ao abastecimento de luz e água. Mais de mil pessoas estão em abrigos.
Todos os rios monitorados pelas autoridades do Estado estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quarta, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) enviou 34 profissionais, além de um helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos. O governo federal, através da Força Aérea Brasileira, também enviou helicópteros para resgatar vítimas.
Cidades contabilizam estragos no RS
Chuvas atingem SC nesta quinta
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegarão a Santa Catarina nesta quinta (2), de acordo com a previsão da Defesa Civil. A metade Sul do Estado, em áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, será a mais atingida. Os acumulados até sexta (3) podem superar os 200 mm em algumas localidades. Ao longo do dia, as chuvas chegam ao restante do Estado.
A Defesa Civil emitiu um alerta de risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos à rede elétrica e deslizamentos. Há alertas para temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Temporal que atinge Rio Grande do Sul chega a Santa Catarina e gera alerta da Defesa Civil
VÍDEO: Ponte é levada por enxurrada durante live de prefeita no RS
Bombeiros de SC vão ao RS para auxiliar nas buscas de vítimas de temporais