O Japão foi castigado por chuvas torrenciais nesta quinta-feira, que provocaram o transbordamento dos rios, destruíram casas e deixaram uma pessoa desaparecida, informaram as autoridades.
Continua depois da publicidade
A agência nacional de meteorologia emitiu “alertas especiais” para as prefeituras de Tochigi e Ibaraki, ao norte de Tóquio.
– O risco de deslizamentos é muito importante – disse Takuya Deshimaru, responsável da agência nacional, para quem estas chuvas “são de uma magnitude desconhecida até o momento”.
Tufão Etau atinge ilha japonesa de Honshu
Na prefeitura de Tochigi, 90 mil pessoas receberam ordem para abandonar suas casas, e outras 80 mil foram aconselhadas a se retirar, informou a rede de televisão NHK.
Continua depois da publicidade
Na prefeitura de Ibaraki, 20 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas residências. Os rios transbordados arrastaram casas na zona de Tochigi, revelaram imagens de TV.
As equipes de resgate procuravam na manhã desta quinta uma pessoa desaparecida, que pode ter sido arrastada por um deslizamento de terra, informou um responsável da cidade de Kanuma, na prefeitura de Tochigi.
– No momento não conhecemos sua identidade.
A rede de televisão NHK informou que trata-se de uma mulher de cerca de 60 anos, sepultada por um rio de lama que destruiu sua casa.
A passagem do tufão Etau, que se dirige para noroeste após varrer o centro do país, deixou nesta quarta-feira uma dezena de feridos.
Continua depois da publicidade
* AFP