As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último ano afetaram quase 40 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 39.980 catarinenses foram prejudicados por estragos causados pelas tempestades desde o dia 7 de março de 2021.
Continua depois da publicidade
>Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O número representa uma média de 108 pessoas afetadas diariamente pelas chuvas intensas que aconteceram no Estado dentro do período analisado – 7 de março de 2021 a 7 de março de 2022.
O maior número foi em decorrência de granizo – 32.834 catarinenses sofreram algum prejuízo. Desses, 3.605 foram em Mafra, no Planalto Norte, que teve o maior registro de danos por habitantes.
Para o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, a situação não é atípica no Estado.
Continua depois da publicidade
– Na primavera e no verão, são muito frequentes os temporais em Santa Catarina. Desse ano mesmo, o número já foi muito grande – explica.
De acordo com ele, eram esperados mais tornados, microexplosões e grandes tesmpestades no Estado. No entanto, a situação permaneceu normal durante o último ano.
> SC avalia não renovar decreto de calamidade pública pela Covid-19
As enxurradas também atingiram os catarinenses. Cerca de 2.865 pessoas foram prejudicadas, número bem superior aos 175 impactados por alagamentos, segundo o relatório.
Apesar disso, os dados mostram que três cidades do Estado tiveram registros de grandes inundações. Biguaçu, Mirim Doce e Camboriú. Biguaçu, na Grande Florianópolis, foi a cidade que mais registrou habitantes prejudicados: 3.106.
Continua depois da publicidade
Sete cidades do Estado sofreram ainda com grandes deslizamentos. No entanto, ninguém ficou ferido.
Período de seca e municípios prejudicados pela chuva
Apesar da estiagem histórica que atinge Santa Catarina, principalmente na região Oeste, desde dezembro de 2021, o número de afetados pelas chuvas que atingiram o Estado, nos últimos três meses, ainda é grande.
Cerca de 7.553 catarinenses ficaram prejudicados após intensas chuvas com granizo em 26 cidades do Estado – no período de 7 de dezembro de 2021 a 7 de março de 2022.
> Mais de 10 cidades já dispensaram uso de máscara em SC; veja lista
No mesmo intervalo de meses, não houve inundações. No entanto, sete cidades registraram alagamentos com pessoas afetadas. Cerca de 25 catarinenses ficaram prejudicados nesse período.
As enxurradas também estiveram presentes nos últimos três meses e a região mais afetada foi o Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, chuva forte e novos temporais chegam no Estado com mais força no fim da quinta-feira (10), noite de sexta-feira (11) e entre o fim de sábado (12) e domingo (13). Até lá, é previso abertura de sol durante o dia, sem descarte de temporais em algumas áreas no fim do dia.
Leia também
Líderes, esposas e mães: conheça mulheres do agronegócio de SC
Botão do pânico leva à prisão homem que invadiu a casa da ex-mulher em Indaial