As chuvas que atingiram a cidade de Jacinto Machado na última quarta-feira (6), deixaram comunidades do interior parcialmente isoladas e causaram danos em pontes. De acordo com levantamento da administração municipal junto à Defesa Civil feito nesta sexta-feira (8), os prejuízos são por volta dos R$ 10 milhões.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As comunidades de Pinheirinho do Meio, Paredão, Pinheirinho Alto e Costão dos Pinheirinhos, no interior do município, foram as mais afetadas pelas enxurradas. Pontes de concreto, de madeira e pênsil, sofreram danos severos. Ao todo foram mais de 20 estruturas destruídas, além de trechos da estrada geral e outras vias.

Máquinas trabalham para retirar escombros do rio

O Rio Pinheirinho saiu da calha em decorrência das chuvas, em alguns pontos tendo um aumento na largura de 30 metros. Com isso, algumas comunidades seguem com os principais acessos bloqueados, tendo como escape rotas alternativas.

Continua depois da publicidade

— Os danos foram visíveis em toda a região dos Pinheirinhos. Desde Pinheirinho Baixo, onde a água encobriu a rodovia municipal, até as encostas da serra, onde o rio se alargou dezenas de metros com a força da enxurrada — conta o secretário municipal de agricultura, José Luiz Molgaro.

Algumas famílias que residem em locais distantes seguem isoladas, mas não houve registro de vítimas. Na noite da quarta-feira (6), quatro pessoas ficaram ilhadas em um veículo, mas foram resgatadas pelos bombeiros. O município de Jacinto Machado decretou situação de emergência ainda nessa quinta-feira (7).

Veja fotos dos estragos causados pela chuva em Jacinto Machado

Leia mais

Quatro pessoas são resgatadas após ficarem ilhadas por causa da chuva no Sul de SC

Município do Oeste de SC decreta situação de emergência após estragos por temporal