A prefeitura de Siderópolis e a Defesa Civil municipal se reuniram nesta quarta-feira (29) para levantar os prejuízos causados pela chuva que atingiu a cidade na terça (28) e traçar ações de recuperação. As chuvas duraram aproximadamente uma hora, alagando diversos pontos da cidade. Conforme a Defesa Civil do município, as enxurradas danificaram ruas, estruturas e escolas. Uma cachoeira se formou e causou estragos em residências no bairro da Gruta.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Na Escola José do Patrocínio, um muro cedeu e está para cair em cima de uma casa ao lado. A gente está conversando com o Governo do Estado para solucionar, pois é uma escola estadual. Neste momento precisamos eliminar o risco de queda e, por isso, já solicitamos a derrubada do muro — explica Roni Lilo Remor, coordenador da Defesa Civil de Siderópolis.
A Secretaria de Obras trabalhou durante a manhã na limpeza de ruas e bocas de lobo, além de refazer a drenagem na região do bairro da Gruta, que colapsou devido ao excesso de água.
Também foram registrados alagamentos nos bairros Vila Esperança, Renascer, Vila Rica e Estrada de Ferro. No Centro, a garagem de um prédio foi inundada até o teto, danificando dois carros de moradores.
Continua depois da publicidade
Vídeos gravados logo após as chuvas mostram carros ilhados e até um veículo boiando no local. Apesar do alto volume de chuvas, nenhum morador precisou ser retirado de casa de forma emergencial.
Veja fotos da chuva no Sul de SC
Cachoeira formada pelas chuvas
Uma cachoeira se formou no bairro da Gruta, e acredita-se que a situação foi causada pela instalação de tubos no local. A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Siderópolis procuraram a empreiteira responsável pelas obras de canalização da SCGÁS, para que refaça a drenagem na SC-445, na descida da chamada região da Serrinha.
Uma máquina que trabalhava no local acabou danificando as calhas, escoando toda a água para a Rua Ângelo Forgiarini. No local, os trabalhos já iniciaram no início da tarde desta quarta-feira (29).
Continua depois da publicidade
Leia ainda
Chuvas continuam em Santa Catarina nesta quinta-feira, com chances de temporais e rajadas
Capital dos canyons de SC abre seleção para vagas com salários de até R$ 14,5 mil