As chuvas que atingiram diversas cidades do litoral catarinense fizeram com que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) cancelasse a divulgação do relatório de balneabilidade das praias previsto para ser publicado nesta sexta-feira (17). De acordo com o órgão, o carregamento de detritos ao mar, além de interdição de rodovias, fez com que não fosse possível emitir o relatório dessa semana.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As chuvas que ultrapassaram os 250 milímetros acumulados em alguns pontos causaram danos materiais em praias, desmoronamento de barreiras e movimentação hídrica, o que compromete a análise de balneabilidade das praias.

Mais de 34% das praias estão impróprias para banho em Santa Catarina; veja lista

A recomendação do IMA no momento é que os banhistas tenham cautela ao entrar no mar das praias de Santa Catarina, em especial em locais próximos a deságues, braços de rios, valas e tubulações.

Continua depois da publicidade

— Além da análise da qualidade sanitária das águas, é essencial observar a segurança do local, respeitando as sinalizações, placas, bandeiras e até mesmo avisos sonoros — reforça o gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva.

Ainda, o Instituto ressalta a importância de evitar o contato com águas de enchentes, que podem representar risco à saúde e transmitir doenças como a leptospirose.

— Com as ações coordenadas pelos órgãos governamentais previstas para a próxima semana, acreditamos na resposta bastante positiva com relação ao uso dos nossos municípios e balneários. Nesse momento, é fundamental que todos mantenham a calma, cautela e cuidados com a higiene pessoal, alimentação e hidratação — recomenda Marlon.

Impactos no relatório de balneabilidade da próxima semana

As chuvas que afetam Santa Catarina também suspenderam o serviço de coleta de balneabilidade nos pontos monitorados pelo IMA na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de janeiro. Isso porque o trabalho é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que no momento atua em ocorrências relacionadas às chuvas, prestando auxílio à população.

Continua depois da publicidade

Os dados mais recentes de balneabilidade foram divulgados no relatório nº 22, de quinta-feira (16), que poder ser acessado através do site do IMA.

O serviço de coleta e divulgação dos dados referentes à balneabilidade das praias voltará ao normal no dia 27 de janeiro.

Após forte chuva, alerta aos banhistas

A recomendação para os banhistas é que evitem o banho de bar por um período de 24 a 48 horas após ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações, já que esse tipo de incidente pode intensificar a situação de água imprópria para banho.

Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, a água carrega sujeira e dejetos das ruas, galerias e/ou valas ditas pluviais, que chegam nas praias e podem afetar diretamente a balneabilidade.

Continua depois da publicidade

No site do IMA  as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os últimos relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto.

Veja fotos dos estragos da chuva em SC

Leia também

Pelo segundo dia seguido, voos são cancelados em Aeroporto de Florianópolis devido às chuvas

“Batalhador”: Quem era o pescador que morreu após chuvas em Governador Celso Ramos

Banhistas ignoram sujeira, barro e máquinas e curtem dia de praia em Balneário Camboriú