Os estragos causados pela chuva em Santa Catarina são monitorados por forças-tarefas conjuntas entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). Até o momento as ocorrências envolvem alagamentos, enchentes e deslizamentos. O alerta está mantido pelas equipes até esta sexta-feira (22).

Continua depois da publicidade

> Chuva em SC causa enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra

> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

— Estamos junto com a Defesa Civil tomando medidas no comando de operações. Ativamos 10 forças-tarefas que monitoram a situação. Até agora o CBM atendeu apenas situações ordinárias. Muitas análises de encostas, alguns cortes de árvores, alagamentos pontuais. A organização tem possibilitado que o impacto seja muito menor — avalia o coronel Cesar de Assumpção Nunes, comandante da 1ª região do CBM-SC.

Ouça a entrevista realizada no CBN Hub:

Continua depois da publicidade

As regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte requerem atenção por conta do acumulado de chuva. Os locais tiveram quantidades de chuva entre 100mm e 170mm desde quarta-feira (21), superando patamares esperados para boa parte do mês de janeiro. Coronel César chama a atenção para o risco de deslizamentos.

> Chuva intensa causa enchentes em Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo; cidades registram desabrigados

— As chuvas estão persistentes e o solo está demasiadamente úmido, aumentando o risco de deslizamento. No Médio e Alto Vale do Itajaí persistem condições de alerta. O sistema meteorológico da Defesa Civil está com os rios ainda em faixa de controle e as barragens estão sendo monitoradas. A região de Jaraguá do Sul, Mafra, Rio Negrinho e São Bento precisa de muito cuidado em relação aos deslizamentos — reforça o bombeiro militar.

> Chuva em Florianópolis alaga ruas e causa deslizamentos

Em caso de emergência, os cidadãos devem buscar atendimento junto à Defesa Civil pelo número 199, Corpo de Bombeiros no 193 ou Polícia Militar no 190.​ Confira neste link orientações para diminuir riscos em situações de chuva forte.

Continua depois da publicidade

Leia mais

> Salário mínimo de SC terá aumento de 5,45%; veja valores

> Ministério da Saúde retira do ar aplicativo que indicava remédios sem eficácia contra Covid-19

> Índia autoriza exportação e deve enviar doses da vacina para o Brasil nesta sexta