Aumentou para 866 o número de pessoas que precisaram sair de casa por causa das chuvas em Santa Catarina, que não deram trégua durante o fim de semana. No total, 24 cidades foram afetadas e registraram diversos transtornos, como alagamentos, deslizamentos e bloqueio de ruas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os números foram atualizados ao final da manhã desta segunda-feira (20) pela Defesa Civil. A cidade mais afetada é Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, que tem 478 desabrigados. No sábado, a cidade teve o dia mais chuvoso dos últimos oito anos e montou abrigos para a população.

Na sequência dos municípios com mais atingidos vem Lontras, com 41 desabrigados, e Presidente Getúlio, que contabiliza 40 desabrigados e 39 desalojados.

Cidades de SC registram em dois dias volume de chuva maior que o esperado para mês de maio

Continua depois da publicidade

Nos últimos três dias, os acumulados de precipitação ultrapassaram a casa dos 230 milímetros de água. Os municípios que mais receberam volume de chuva foram: Vidal Ramos, com 233.4 mm, Rio do Sul, com 217.9 mm, Lontras 213.7 mm, Botuverá, 197.1 mm, e Taió, com 195.4 mm.

Entre os dias 11 e 13 de maio, sete municípios já haviam decretado situação de emergência. São eles Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.

Durante o domingo (19), Rio do Sul também assinou o decreto. Nesta tarde, Rio do Oeste está em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas municipal (GRAC) para avaliar a necessidade de também decretar emergência.

Situação de rios

Após elevação dos níveis dos rios ao longo do final de semana, os rios pertencentes às bacias de Itajaí e Tijucas já apresentam declínio desde o domingo, 19. Nesta manhã, os níveis dos rios seguem em declínio, e os rios Tijucas e Itajaí-Mirim já voltaram a níveis de normalidade.

Continua depois da publicidade

Na região do Alto Vale, mesmo com declínio dos níveis, os rios Itajaí-Açu em Rio do Sul, e o rio Itajaí do Oeste, nos municípios de Laurentino e Rio do Oeste, seguem em nível de emergência.

Situação do nível dos rios em Santa Catarina (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Por causa das cheias, São João Batista vive a terceira enchente em um ano e meio. Já em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, o funcionário de uma empresa de internet segue desaparecido após o carro que ocupava cair no rio durante a travessia de uma ponte. Ele desapareceu no sábado e as buscas permanecem nesta segunda-feira.

Veja fotos da situação em cidades de SC

Ocorrências por município

Rio do Sul: Alagamentos pontuais pelo município, três abrigos foram abertos com 467 pessoas. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros: Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Houve uma queda de muro no bairro Barragem, colocando uma residência em risco. Algumas ruas do bairro Canoas estão com alagamentos, o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido.

Continua depois da publicidade

Rio do Oeste: Considerando os elevados volumes de chuvas, houve registro de alagamento no centro da cidade com o acesso principal interrompido. O Rio está com 8,55m, a descida das águas é lenta. Foi aberto um abrigo, atualmente com 29 pessoas.

São João do Sul: Desalojados: 150 pessoas. Duas comunidades estão isoladas, sendo: Barrinha, Sanga Danta. Pessoas isoladas: 50. Vias interditadas: 3. O município continua em alerta pois tem pessoas desalojadas e que estão com água dentro de suas casas. A maioria destas pessoas são da comunidade de Barrinha que está afetada pela elevação da Lagoa do Sombrio. Inicialmente distribuímos algumas cestas básicas do Município e posteriormente Itens de Assistência Humanitária (IAH) recebidos da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, para os afetados. Ocorreram danos em estradas, cabeceiras de pontes e deslizamentos de encostas. A Rodovia Estadual SC-290 está totalmente liberada. Os alertas foram emitidos, permitindo para os afetados erguerem seus bens dentro de casa. Fizemos alerta de evacuação para uma moradora com risco de deslizamento de casa às margens do rio Sertão. A Proteção e Defesa Civil, em conjunto com as demais secretarias da Prefeitura de São João do Sul, está auxiliando no transporte dos afetados nas localidades isoladas. 

São Joaquim: Deslizamento de terra ocasionou uma rachadura no asfalto. Localidade de Serrinha, na Rodovia SC 390, km 379, entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra, parcialmente interditada, passando apenas veículos leves.

São João Batista: Nível do Rio Tijucas extravasou a calha e causou inundações generalizadas no centro da cidade e adjacências como Arataca, Macaco Branco, Ribanceira do Sul, Cajubaú, Rio do Braço, entre outros. No domingo (19) foi aberto um abrigo preventivo com 15 pessoas desabrigadas. Equipes da Defesa Civil Municipal realizaram levantamento dos danos.

Continua depois da publicidade

Blumenau: Informa ocorrências pontuais, como queda de árvore e alagamento em ruas devido a entupimento na rede pluvial. Há 1 abrigo aberto com 7 pessoas desalojadas e 4 famílias estão desabrigadas.

Leia também

Rio do Sul tem dia mais chuvoso dos últimos oito anos e enchente invade casas

Carro de empresa de internet é levado pela correnteza e funcionário desaparece em rio de SC