O estado de Santa Catarina foi atingido por fortes chuvas na última quarta-feira (4), e ao menos 54 municípios registraram ocorrências com chuvas, alagamentos, deslizamentos e granizo. Diante desse cenário, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) alertou sobre os riscos do contato com a água contaminada pelas enxurradas e os cuidados a serem tomados.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e pela urina do rato, por isso é comum que após o registro de inundações, os casos de leptospirose aumentem. Em alguns casos, a pessoa que se contaminou com a água pode apresentar (em até 40 dias após o ocorrido) febre, dor no corpo e dor de cabeça. Caso esses sintomas apareçam, é recomendado procurar um médico e explicar que teve contato com água contaminada. O diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck, destaca:
— As pessoas que tiverem contato com a água da enchente necessitam usar botas, luvas ou qualquer outro tipo de material que isole os pés e as mãos. Quem tiver algum ferimento deve evitar os locais alagados.
Leptospirose
A leptospirose é causada por uma bactéria encontrada na urina de animais, principalmente de ratos. A bactéria geralmente penetra no corpo humano por machucados, mas mesmo pessoas com a pele sadia que ficam muito tempo em contato com a água podem contrair a doença.
Continua depois da publicidade
Os sintomas iniciais podem ser confundidos com gripe, começando com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo. Um sintoma característico da leptospirose é sentir muita dor nas panturrilhas, se assemelhando a uma cãibra forte. A doença pode ficar mais grave, fazendo com que a pele fique amarelada, e em casos avançados, pode causar sangramentos e dificuldade para respirar, e morte.
Animais peçonhentos
Quando a água das enchentes está diminuindo e as pessoas estão voltando para casa, é importante tomar cuidado para evitar acidentes com animais peçonhentos. Confira as dicas de prevenção divulgadas pela Dive/SC:
- Evite contato com a água ou lama das enchentes, e não deixe as crianças brincarem nesses lugares.
- Use botas e luvas se precisar trabalhar em áreas com água suja. Se não tiver botas e luvas, você pode usar sacos plásticos nas mãos e nos pés.
- Quando a água baixar, limpe sua casa, tirando a lama e desinfetando as áreas. Use luvas e botas para se proteger. Lave paredes, pisos e objetos com água sanitária (1 copo de 200 ml de água sanitária para cada balde de 20 litros de água) e deixe agir por 15 minutos.
- Jogue fora alimentos e remédios que entraram em contato com a água das enchentes.
- Lembre-se de que cobras, aranhas e escorpiões podem estar em qualquer lugar da casa, especialmente em lugares escuros. Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas. Use ferramentas como enxadas, cabos de vassoura e pedaços de madeira para mexer em móveis. Sacuda roupas, sapatos, toalhas e lençóis com cuidado.
- Se você encontrar animais peçonhentos em casa, afaste-se lentamente sem assustá-los. Nunca pegue animais com as mãos, mesmo que pareçam mortos.
A Dive/SC também enfatiza as orientações para a população e os serviços de saúde diante da ocorrência de eventos relacionados à água em Santa Catarina, por meio da Nota técnica.
Continua depois da publicidade
Mais informações sobre como agir em enchentes aqui.
Veja como ficou SC com as chuvas:
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Após bloqueios devido às chuvas, rodovias de SC são liberadas
Vídeo impressionante mostra momento que asfalto se rompe após forte chuva em rodovia de SC
Chuva torrencial, ventos fortes e queda de temperatura deixam SC em alerta